06 janeiro 2017

LOUIS BRAILLE E O CÓDIGO QUE LIGOU OS CEGOS AO MUNDO

Louis Braille nasceu próximo de Paris, a 4 de janeiro de 1809. Seu pai era fabricante de arreios e selas. Aos três anos, Louis feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda. A infecção que se seguiu ao ferimento alastrou ao olho direito, provocando a cegueira total.
Na tentativa de que Louis tivesse uma vida o mais normal possível, os pais e o padre da paróquia matricularam-no na escola local. 
Louis tinha enorme facilidade em aprender o que ouvia. Com 10 anos ganhou uma bolsa do Institut Royal des Jeunes Aveugles de Paris (Instituto Real de Jovens Cegos de Paris), onde teve conhecimento e contacto com um método de leitura para cegos, criado pelo fundador do instituto, Valentin Haüy.
Em 1821, quando Louis Braille tinha 12 anos, Charles Barbier, capitão reformado da artilharia francesa, visitou o instituto, onde apresentou um sistema de comunicação chamado "escrita noturna", também conhecido por Serre e que mais tarde veio a ser chamado "sonografia". Tratava-se de um método de comunicação táctil que usava pontos em relevo dispostos num rectângulo com seis pontos de altura por dois de largura e que tinha aplicações práticas no campo de batalha, quando era necessário ler mensagens sem usar a luz que poderia revelar posições. 
O código era muito complexo e nos dois anos seguintes Braille esforçou-se por simplificá-lo. Por fim desenvolveu um método que utilizava 6 pontos inscritos num retângulo. Braille, em seguida, melhorou o seu próprio sistema, incluindo a notação numérica e musical. 
Em 1824, com apenas 15 anos, Louis Braille terminou o seu sistema de células com seis pontos e, em 1829, publicou o seu método exclusivo de comunicação, hoje conhecido por "código Braille", que se mantém basicamente o mesmo até hoje.
No entanto, o sistema inventado por Braille chegou a ser proibido no instituto, decisão que teve efeito contrário ao desejado, encorajando as crianças a aprendê-lo e a usá-lo em segredo. 
Com o tempo, mesmo as pessoas com visão acabaram por perceber os benefícios do novo sistema. No instituto, o novo código só foi adotado oficialmente em 1854, dois anos após a morte de Braille, a 6 de Janeiro de 1852.
Fotografia e adaptação de texto de https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Braille

Palavras&Cª. Abril de 2024