Perguntas Frequentes

Caro(a) utilizador(a),

Estamos a melhorar continuamente os serviços da Biblioteca Escolar (BE) da EPDRAC!
Criámos este espaço para responder às dúvidas mais frequentes sobre os nossos serviços. Se, após a consulta, ainda tiver questões, não hesite em contactar-nos através dos canais de comunicação disponíveis na nossa página oficial.

Qual é o horário de funcionamento da Biblioteca Escolar?

A BE funciona presencialmente de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h15.

Quais são os serviços oferecidos pela Biblioteca Escolar?

Oferecemos dois tipos de serviços:

  • Atendimento presencial: apoio na consulta de livros, estudo e utilização de recursos.
  • Serviço de requisição online: disponível através do email da BE ou do formulário no separador "Serviços / Requisições" do nosso site.

Como posso requisitar um livro?

Pode requisitar um livro de duas formas:

  • Presencialmente: basta dirigir-se ao professor bibliotecário e preencher a ficha de requisição.
  • Online: utilizando o formulário de contacto ou o email disponibilizados no site.

Qual o prazo de resposta às dúvidas ou solicitações?

O prazo máximo de resposta é de 48 horas úteis.

Como encontrar um livro nas estantes?

Todos os livros estão em livre acesso, organizados pela Classificação Decimal Universal (CDU). Para localizá-los, observe a COTA indicada – é a “morada do livro” na estante.
Após a consulta, não devolva o livro à estante – coloque-o no carrinho apropriado.

Como aceder a outros materiais (DVDs, CDs, etc.)?

Estes recursos não estão em livre acesso. Para consultá-los, solicite a ajuda da auxiliar ou do professor bibliotecário e devolva-os após a utilização.

É possível estudar na biblioteca?

Sim! A biblioteca é um espaço acolhedor e silencioso, ideal para:

  • Estudo individual
  • Trabalho em grupo
  • Preparação para avaliações

Respeite o ambiente para garantir uma boa experiência a todos.

Como aceder aos computadores da biblioteca?

Dirija-se ao professor bibliotecário para solicitar acesso.Alguns equipamentos podem exigir agendamento prévio e estão reservados para fins educativos.

 Como renovar um livro?

A renovação deve ser feita antes do prazo de devolução, presencialmente junto do professor bibliotecário. Tenha o livro consigo e verifique se não está reservado por outro utilizador.

O que fazer se atrasar a devolução de um livro?

Informe o professor bibliotecário o quanto antes. Consoante o regulamento da BE, poderão ser aplicadas medidas como:

  • Aviso
  • Suspensão temporária de empréstimos

Como acompanhar as novidades da biblioteca?

  • Pergunte diretamente ao professor bibliotecário
  • Consulte o blogue da biblioteca
  • Siga-nos nas redes sociais

Partilhamos frequentemente novidades, eventos e sugestões de leitura.

A biblioteca organiza eventos ou atividades?

Sim! Regularmente promovemos:

  • Clubes de leitura
  • Oficinas temáticas
  • Exposições e muito mais

Acompanhe as atualizações no blogue e nas redes sociais.

Como sugerir novos livros, jogos ou revistas?

Pode partilhar as suas sugestões através do formulário de contacto no blogue.
Valorizamos a sua opinião e estamos sempre abertos a novas ideias!

Como apresentar sugestões ou críticas?

A sua opinião é essencial para melhorarmos! Use o formulário de contacto disponível no blogue para enviar sugestões, elogios ou críticas construtivas. Se ainda tiver dúvidas, contacte-nos.

 

A equipa da Biblioteca Escolar está disponível para ajudá-lo!


Mensagens populares