Perguntas Frequentes
Caro(a) utilizador(a),
Estamos a
melhorar continuamente os serviços da Biblioteca Escolar (BE) da EPDRAC!
Criámos este espaço para responder às dúvidas mais frequentes sobre os nossos
serviços. Se, após a consulta, ainda tiver questões, não hesite em
contactar-nos através dos canais de comunicação disponíveis na nossa página
oficial.
Qual é o horário de funcionamento da Biblioteca
Escolar?
A BE
funciona presencialmente de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h15.
Quais são os serviços oferecidos pela Biblioteca
Escolar?
Oferecemos
dois tipos de serviços:
- Atendimento
presencial: apoio
na consulta de livros, estudo e utilização de recursos.
- Serviço
de requisição online:
disponível através do email da BE ou do formulário no separador "Serviços
/ Requisições" do nosso site.
Como posso requisitar um livro?
Pode
requisitar um livro de duas formas:
- Presencialmente: basta dirigir-se ao professor bibliotecário e
preencher a ficha de requisição.
- Online: utilizando o formulário de contacto ou o email
disponibilizados no site.
Qual o prazo de resposta às dúvidas ou solicitações?
O prazo
máximo de resposta é de 48 horas úteis.
Como encontrar um livro nas estantes?
Todos os
livros estão em livre acesso, organizados pela Classificação Decimal
Universal (CDU). Para localizá-los, observe a COTA indicada – é a
“morada do livro” na estante.
Após a consulta, não devolva o livro à estante – coloque-o no carrinho
apropriado.
Como aceder a outros materiais (DVDs, CDs, etc.)?
Estes recursos não estão em livre acesso. Para
consultá-los, solicite a ajuda da auxiliar ou do professor bibliotecário e
devolva-os após a utilização.
É possível estudar na biblioteca?
Sim! A
biblioteca é um espaço acolhedor e silencioso, ideal para:
- Estudo
individual
- Trabalho
em grupo
- Preparação
para avaliações
Respeite o
ambiente para garantir uma boa experiência a todos.
Como aceder aos computadores da biblioteca?
Dirija-se ao professor bibliotecário para solicitar acesso.Alguns equipamentos podem exigir agendamento prévio e estão reservados para fins educativos.
Como renovar um livro?
A renovação
deve ser feita antes do prazo de devolução, presencialmente junto do
professor bibliotecário. Tenha o livro consigo e verifique se não está
reservado por outro utilizador.
O que fazer se atrasar a devolução de um livro?
Informe o
professor bibliotecário o quanto antes. Consoante o regulamento da BE, poderão
ser aplicadas medidas como:
- Aviso
- Suspensão
temporária de empréstimos
Como
acompanhar as novidades da biblioteca?
- Pergunte
diretamente ao professor bibliotecário
- Consulte
o blogue da biblioteca
- Siga-nos
nas redes sociais
Partilhamos
frequentemente novidades, eventos e sugestões de leitura.
A biblioteca organiza eventos ou atividades?
Sim!
Regularmente promovemos:
- Clubes
de leitura
- Oficinas
temáticas
- Exposições
e muito mais
Acompanhe as
atualizações no blogue e nas redes sociais.
Como sugerir novos livros, jogos ou revistas?
Pode
partilhar as suas sugestões através do formulário de contacto no blogue.
Valorizamos a sua opinião e estamos sempre abertos a novas ideias!
Como apresentar sugestões ou críticas?
A sua opinião
é essencial para melhorarmos! Use o formulário de contacto disponível no blogue
para enviar sugestões, elogios ou críticas construtivas. Se ainda tiver
dúvidas, contacte-nos.
A equipa da
Biblioteca Escolar está disponível para ajudá-lo!