Blogue da biblioteca da EPDRAC. Direcionado para toda a comunidade escolar... ... e apaixonados pela leitura e escrita em geral!!!
27 abril 2017
15 março 2017
NA SICÍLIA COM O ERASMUS+
Teve lugar mais um encontro transnacional do Re | Discovery of horses, desta feita em Giarre, uma cidade Sicíliana com vista para o mar e para o Monte (e o vulcão) Etna.
Esta reunião, a meio do projecto,
foi muito importante para se fazer a avaliação das atividades até agora
desenvolvidas e da sua influência, a nível das atitudes e resultados, nos
alunos que neles participaram. Sendo sempre a participação nos encontros uma
óptima e enriquecedora experiência, muito importante a nível da formação social
e cultural dos alunos, foi dito que deverão participar alunos com bases a nível
da língua inglesa, a língua do projecto, e que dêem alguma garantia de que a
participação nos encontros se irá reflectir na forma de estar na escola.
Como o encontro coincidiu com o
Carnaval, começámos por ir a Acireale, centro do carnaval na Sicília, com corso carnavalesco e muitos visitantes.
Visitámos também Noto, uma pequena
cidade barroca, lindíssima, onde a pedra (calcário) é dourada nos dias de sol e cor de laranja ao pôr-do-sol, e Catânia,
em que sobressai o cinzento-escuro do basalto do Etna, em calçadas e fachadas. E, como não podia deixar de ser, fizemos um percurso guiado no monte
Etna, coberto de neve e em atividade.
Entretanto, estamos a organizar a nossa participação no 4º Encontro de Curta Duração, que vai ser de 3 a 7 de Abril, em Tarragona, Espanha. Os nossos alunos estão a preparar uma apresentação para os colegas dos outros países.
Entretanto, estamos a organizar a nossa participação no 4º Encontro de Curta Duração, que vai ser de 3 a 7 de Abril, em Tarragona, Espanha. Os nossos alunos estão a preparar uma apresentação para os colegas dos outros países.
08 fevereiro 2017
FEVEREIRO, MÊS DA INTERNET SEGURA
Nunca
é demais lembrar os perigos e as regras de utilização da Internet. Apesar de os
conselhos serem repetitivos, é necessário relembrá-los para, pela repetição,
entrarem nas cabeças e nas rotinas de TODOS nós, ADULTOS, JOVENS E
CRIANÇAS.
03 fevereiro 2017
VÊM AÍ OS EXAMES NACIONAIS!
Começam a ficar irrequietos, os alunos do 12º ano, a querer saber o que têm de fazer para se inscrever nos Exames
Nacionais e a procurar online informações sobre as universidades e os
respectivos cursos. Ainda bem! O tempo passa a correr e há que decidir quais os
cursos a que se querem candidatar e as disciplinas cujo exame têm de fazer, para
se inscreverem nos exames, saber onde os fazer, como se vão preparar, etc.,
etc., etc.!
Vamos deixar aqui algumas dicas sobre datas e
prazos. Se precisarem de qualquer outra informação, sabem que estamos “aqui”!
Bom trabalho, muito sucesso!
INFORMAÇÃO SOBRE EXAMES NACIONAIS
O
IAVE, Instituto de Avaliação Educativa, I.P., tem a informação necessária para
quem quer candidatar-se a exames:
http://iave.pt/np4/home
Poderão também
consultar o Guia Geral de Exames 2017:
1. INSCRIÇÕES
a. Prazos de inscrição: 1ª fase: 13 a 24 de fevereiro
2ª fase: 13 a 17 de julho
2ª fase: 13 a 17 de julho
b. Local:
Os alunos dos cursos de … ensino
profissional… com equiparação académica ao 12.º ano, provenientes de escolas
onde não se realizam provas/exames nacionais, inscrevem-se na última escola
pública que tenham frequentado OU
numa escola da área dessa entidade formadora
(o Agrupamento de Escolas de Alter do Chão) OU, mediante comprovativo, em escola da sua área de
residência ou local de trabalho ( Guia Geral Exames 2017, p.9)
c. OS
ALUNOS QUE QUISEREM FAZER EXAME NACIONAL NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALTER DO
CHÃO TÊM DE INFORMAR A EPDRAC (A DIRETORA DE TURMA OU A PROF. TERESA CASQUILHO,
NA BIBLIOTECA) ATÉ AO DIA 12 DE FEVEREIRO
d. Em
que provas deve inscrever-se? Isso depende da área do curso que pretende tirar : http://www.dges.mec.pt/guias/
PESQUISA POR ÁREA DE ESTUDOS E CURSO: http://www.dges.mec.pt/guias/indarea.asp
PESQUISA POR ÍNDICE DO CURSO E INSTITUIÇÃO: http://www.dges.mec.pt/guias/indcurso.asp
PESQUISA POR ÁREA DE ESTUDOS E CURSO: http://www.dges.mec.pt/guias/indarea.asp
PESQUISA POR ÍNDICE DO CURSO E INSTITUIÇÃO: http://www.dges.mec.pt/guias/indcurso.asp
2. CALENDÁRIO DOS EXAMES: http://provas.iave.pt/np4/home
COMO FAZER
A PREPARAÇÃO?
Existem recursos variados, quer
online quer nas livrarias, que podem ajudar a preparação dos exames; um explicador também é sempre uma boa opção, e nesse caso está na hora de se contactar um.
Dicas sobre a forma de estudar para exame:
Dicas sobre a forma de estudar para exame:
1. Exemplos
de livrarias:
·
http://livraria.iave.pt/ (melhor preço)
2. Apontamentos
e questões online:
. http://www.netprof.pt/netprof/servlet/testes
. http://www.prof2000.pt/users/jsafonso/port/Index.html
. http://www.prof2000.pt/users/jsafonso/port/Index.html
QUE CURSO
TIRAR? EM QUE INSTITUTO/UNIVERSIDADE?
1. Sobre
informações sobre o ensino superior e cursos, consultar: http://www.dges.gov.pt/pt
26 janeiro 2017
UM DOODLE ENGRAÇADO, UMA HISTÓRIA PARA PENSAR
Muito do que usufruímos na Europa dos nossos dias nos "é dado de bandeja", e até exigido, como é para alguns a escolaridade obrigatória até aos 18 anos. Não foi assim para Elizabeth Coleman, não é assim ainda hoje para muitas crianças por esse mundo fora.
Elizabeth "Bessie" Coleman (26 de janeiro de 1893 – 30 de abril de 1926) foi a primeira mulher afroamericana a tornar-se piloto nos
Estados Unidos e a conseguir licença como piloto internacional.
Nasceu
em Atlanta, Texas. O seu pai era membro de uma tribo Cherokee, e a mãe descendente
de africanos.
Elizabeth
começou a aprender com livros de uma biblioteca itinerante, montada sobre um
vagão, que passava pela cidade duas vezes por ano. Aos seis anos de idade ingressou
numa escola para negros, que dispunha de uma única sala e onde faltavam
materiais básicos, como giz ou lápis. Caminhava vários quilómetros por dia para
assistir às aulas. Todos os anos interrompia os estudos, quando havia
necessidade de trabalhar na colheita de algodão. No entanto, Elizabeth
tornou-se uma excelente aluna.
Elizabeth
concluiu o ensino secundário e ingressou na Oklahoma Colored Agricultural and
Normal University (atualmente Langston University), em Langston, Oklahoma. Encontrou grandes dificuldades, em parte pelo facto
de ser negra, mulher e descendente de indígenas. Por
falta de dinheiro, completou apenas um período de estudos.
Aos
vinte e três anos mudou para Chicago, onde trabalhou como manicure. Ali, ouvia
histórias de pilotos americanos que retornavam de combates da Primeira Guerra
Mundial e quis ser piloto. Com o apoio de pessoas
influentes, Bessie Coleman mudou-se para França, onde finalmente realizou o
sonho de se tornar piloto. Um ano depois estava de volta a Chicago e tornou-se
conhecida, pois voava por todo o país em shows aéreos. Também era conhecida por
incentivar jovens de ambos os sexos, fossem brancos ou negros, a perseguir seus
sonhos.
Morreu
aos trinta e três anos, num acidente, com seu mecânico e agente publicitário
William Wills, que estava no outro assento. Coleman descolou sem utilizar o
cinto de segurança, pois no dia seguinte iria realizar um salto de paraquedas e
gostaria de olhar sobre a fuselagem do avião para reconhecer o terreno abaixo.
Quando
os destroços do avião foram inspecionados, descobriu-se uma chave que fora
esquecida no motor, provavelmente interferindo no seu funcionamento e levando o
avião a não conseguir força suficiente para efetuar a manobra de giro em voo.
12 janeiro 2017
DE UMA ADOLESCENTE PARA TODOS OS ADOLESCENTES!
Estava à procura de efemérides que valesse a pena serem
lembradas (sob o meu ponto de vista, CLARO! :) ) e, ligação atrás de ligação,
encontrei na Bolsa de
Especialistas da revista Visão uma coluna
direcionada a teenagers, assinada por Benedita Mendonça, uma adolescente de 17 anos na altura em que
começou a escrever (terá agora 18 anos), que gostei muito de visitar:
pelos temas escolhidos e pela forma como estão escritos, que revela muita
maturidade e muita leitura "por trás".
Deixo aqui dois links, o da coluna e o
de um filme sobre VIOLÊNCIA NO
NAMORO, um tema que gostaria de ter tratado em aula mas que foi considerado
pouco interessante pelos meus alunos, o que achei preocupante: na minha
opinião, não gostam de falar em violência no namoro nem o agressor, cuja
atitude não quer ver posta em causa, nem o agredido, que por vergonha não quer
ver exposto o seu problema.
LÊ e VÊ... É MESMO PARA TI!
LÊ e VÊ... É MESMO PARA TI!
Coluna de Joana Mendonça na revista Visão
Artigo sobre violência no namoro e filme
06 janeiro 2017
LOUIS BRAILLE E O CÓDIGO QUE LIGOU OS CEGOS AO MUNDO
Louis Braille nasceu próximo de Paris, a 4 de janeiro de 1809. Seu pai era fabricante de arreios e selas. Aos três anos, Louis feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda. A infecção que se seguiu ao ferimento alastrou ao olho direito, provocando a cegueira total.
Na tentativa de que Louis tivesse uma vida o mais normal possível, os pais e o padre da paróquia matricularam-no na escola local.
Louis tinha enorme facilidade em aprender o que ouvia. Com 10 anos ganhou uma bolsa do Institut Royal des Jeunes Aveugles de Paris (Instituto Real de Jovens Cegos de Paris), onde teve conhecimento e contacto com um método de leitura para cegos, criado pelo fundador do instituto, Valentin Haüy.
Em 1821, quando Louis Braille tinha 12 anos, Charles Barbier, capitão reformado da artilharia francesa, visitou o instituto, onde apresentou um sistema de comunicação chamado "escrita noturna", também conhecido por Serre e que mais tarde veio a ser chamado "sonografia". Tratava-se de um método de comunicação táctil que usava pontos em relevo dispostos num rectângulo com seis pontos de altura por dois de largura e que tinha aplicações práticas no campo de batalha, quando era necessário ler mensagens sem usar a luz que poderia revelar posições.
O código era muito complexo e nos dois anos seguintes Braille esforçou-se por simplificá-lo. Por fim desenvolveu um método que utilizava 6 pontos inscritos num retângulo. Braille, em seguida, melhorou o seu próprio sistema, incluindo a notação numérica e musical.
Em 1824, com apenas 15 anos, Louis Braille terminou o seu sistema de células com seis pontos e, em 1829, publicou o seu método exclusivo de comunicação, hoje conhecido por "código Braille", que se mantém basicamente o mesmo até hoje.
No entanto, o sistema inventado por Braille chegou a ser proibido no instituto, decisão que teve efeito contrário ao desejado, encorajando as crianças a aprendê-lo e a usá-lo em segredo.
Com o tempo, mesmo as pessoas com visão acabaram por perceber os benefícios do novo sistema. No instituto, o novo código só foi adotado oficialmente em 1854, dois anos após a morte de Braille, a 6 de Janeiro de 1852.
Fotografia e adaptação de texto de https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Braille
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