29 janeiro 2023

Do fim do Ensino Secundário ao acesso Ensino Superior, um novo rumo

Por Nuno Nobre - 12º D

Artigo de opinião apresentado à iniciativa do Publico na Escola - Isto também é comigo!



O artigo da autoria de Samuel Silva , que se encontra no "Público" de 5 de janeiro de 2023 (p.14), aborda as alterações que o Ministério da Educação pretende introduzir nas condições para concluir o Nível Secundário e aceder ao Ensino Superior. De acordo com a proposta apresentada por João Costa, Ministro da Educação, os exames nacionais deixam de ser obrigatórios para quem apenas pretende concluir o nível secundário. Noutro sentido os mesmos passam a ter um peso maior para quem pretende prosseguir estudos. Pretende-se que, no futuro, o peso dos exames passe de 35% para um mínimo de 50%.

Considero as duas medidas erradas. No meu entender a aplicação de exames permite avaliar os conhecimentos de cada aluno e aferir, ainda que de forma indireta, o trabalho desenvolvidos nas escolas. A avaliação deve ser encarada como uma forma de conhecer verdadeiramente a realidade da educação em Portugal e não como uma elemento que visa a aumentar o stress no processo educativo. Por isso entendo que deveria ser aplicado a todos os alunos do Nível Secundário. Por outro lado, entendo ser excessivo fazer depender a entrada no Ensino Superior do desempenho obtido em 3 exames - Português, disciplina trienal da componente da formação específica e área específica definida pela instituição do ensino superior. O futuro destes jovens não pode depender tanto do estado de espirito num só dia. Embora reconheça a existência de notas inflacionadas e a necessidade de uma intervenção superior, entendo que não deve ser menosprezado o trabalho desenvolvido pelos alunos durante, pelo menos. 3 anos. Como tal, proponho que cada variável - nota interna e prova de exame – tenha o mesmo peso, 50%. Paralelamente, dever-se-á introduzir um fator de correção â nota interna apurado a partir do desvio da média das notas internas em relação à média das classificações alcançadas pelos alunos nos exames nacionais de cada disciplinas.


Artigo em análise

Palavras&Cª. Abril de 2024