02 novembro 2016

DIA DE FINADOS


É dia 2 de novembro, conhecido entre nós como Dia de Finados  ou de Fiéis Defuntos.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que tinham morrido. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, por aqueles por quem ninguém rezava. Mais tarde, foi institucionalizado o dia 2 de Novembro, adotado pelos cristãos para lembrar todas as pessoas já falecidas. Os familiares dos defuntos vão ao cemitério para rezar pelas suas almas e pôr flores na campa.
Mas não são só os cristãos que recordam os seus defuntos, e os defuntos não são recordados da mesma forma por todos os cristãos em todas as culturas.

No México a morte é encarada de forma divertida, engraçada e festiva, representada por caveiras, em que cada caveira brincalhona tem um significado. O Dia de Finados é conhecido como o Día de los Muertos  (Dia dos Mortos) e é uma festa, uma das maiores comemorações do país, que começa no dia 31 de Outubro e termina na noite do dia 2 de Novembro, embora possa se esticar até meados do dia 3 e 4. 
http://mosca-branca.blogspot.pt/2013_11_01_archive.htmln 
Para os mexicanos, a morte é uma parte da vida, e não um momento de tristeza. As almas vão para um lugar melhor e, por isso, não há motivo para chorar. Eles acreditam que no Día de los Muertos  as almas têm permissão para voltar ao mundo dos vivos e reencontrar os seus entes queridos. 
Por isso esse dia é um motivo de festa para quem está vivo – e passar um dia e uma noite celebrando esse reencontro é uma forma de mostrar carinho e amor aos que passaram para o outro lado.
Antigamente, nas pequenas cidades do México, as famílias enterravam os mortos debaixo de suas casas porque o morto continuava a fazer parte da família. Assim, no Día de los Muertos, as grandes ceias eram feitas em casa, pois a família já estava toda “reunida” e no mesmo lugar.

Com o passar dos anos e como já não é possível enterrar os mortos em casa, as famílias fazem a ceia desse dia no cemitério.Em alguns lugares, existe um ritual em que a família vai para o cemitério e retira os ossos do morto do túmulo para limpar. Para eles, limpar os ossos do morto é a demonstração máxima do amor que ainda sentem. Após a limpeza os ossos são devolvidos ao túmulo.
Adaptado de:

VII ENCONTRO CON.RAÍZES

Decorreu no dia 18 de abril, no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, o VII ENCONTRO CON.RAÍZES , sob a temática SENTIR  ABRIL ,   onde ca...