18 outubro 2023

2023/24 - Programa aLeR+2027

       



P
rograma aLeR+2027 
resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada, um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.

Atendendo às características dos alunos da Epdrac, os objetivos mais relevantes são os seguintes:

·  Aprofundar uma cultura de leitura na comunidade escolar e educativa

  alunos, docentes e não docentes…

·  Incentivar a leitura e a escrita independentes e por prazer;

·  Promover a leitura e a escrita em distintos contextos, formatos e suportes.

 

Boas leituras!




31 agosto 2023

2022/23 - Das palavras às imagens... o virar de página!


Findo o ano escolar, cesso funções na EPDRAC. Do período em que exerci funções nesta escola só guardarei as melhores memórias de todos aqueles com quem me cruzei... sem exceção. 

Em jeito de despedida escrevo umas pequenas palavras de agradecimento, as quais se juntam a mais uma obra de arte audiovisual (ver vídeo abaixo) produzida pela minha grande parceira da biblioteca, Teresa Casquilho Ribeiro.

Para o Alexandre Gonçalves, o meu outro grande companheiro nesta viagem, faço votos que tenha o sucesso que bem merece. 


Estou de partida, de regresso a casa.

Parto feliz, mas cheio de saudades...

Sei que a porta da escola estará sempre aberta…

Tal como o meu coração…

Convosco vivi uma parte da minha vida...

...pequena, mas muito intensa! 

Convosco fui tão feliz e nem dei por isso.

Foi um prazer poder gritar tantas vezes convosco: “Conseguimos!”

Foi um tempo maravilhoso e quase não demos por isso…

Continuarei a torcer por vós, todos os dias…

…de forma apaixonada!


Sérgio Mendes

Professor Bibliotecário


06 junho 2023

Projeto Ecoescolas na EPDRAC



 O projeto Ecoescola desempenha um papel fundamental na nossa comunidade escolar, pois tem como objetivo principal promover a educação ambiental e a sustentabilidade. É um projeto que proporciona um ambiente de aprendizagem que estimula a consciência ecológica, a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Este projeto interliga-se com o nosso plano anual de atividades em muitos pontos, sendo uma mais valia realizar um Balanço Ecoescolas EPDRAC:

Com a temática Biodiversidade e florestas a EPDRAC realizou atividades com o apoio dos Stakeholderes Amorim Florestal e com a Autarquia de Alter do Chão. Foi realizada uma demonstração de inovação tecnológica, com vista à sustentabilidade da Floresta, com o grupo Amorim Florestal. Os alunos e professores organizaram as segundas Jornadas da Biodiversidade, no Cineteatro com o apoio da Autarquia de Alter do Chão.

Com a temática Alimentação e Agricultura Biológica os alunos da EPDRAC realizaram o projeto: Hortas bio nas escolas, envolvendo alunos e comunidade, com técnicas sustentáveis.

Com a temática água, e energia foram realizadas atividades de Preservação de água para garantir a rega das culturas e na semana do dia nacional da agricultura realizam-se  atividades,  relacionada com a poupança de energia nas atividades agrícolas.

Na temática resíduos, o ecoescolas esteve envolvido em projetos de compostagem. A limpeza das zonas circundantes na comunidade é uma preocupação. Assim, em associação com a VALNOR e a Junta de freguesia de Alter do Chão, foi organizado uma atividade relacionada com o dia Nacional do Ambiente, com uma recolha de lixo diferenciado, em Alter Pedroso.

Este projeto Ecoescolas EPDRAC foi interligado com os projetos de cidadania das turmas, permitindo aprendizagens formais e não formais que enriqueceram toda a comunidade escolar.

O projeto Ecoescola desempenha um papel fundamental na nossa comunidade escolar, pois tem como objetivo principal promover a educação ambiental e a sustentabilidade. É um projeto que proporciona um ambiente de aprendizagem que estimula a consciência ecológica, a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Este projeto interliga-se com o nosso plano anual de atividades em muitos pontos, sendo uma mais valia realizar um Balanço Ecoescolas EPDRAC:

Com a temática Biodiversidade e florestas a EPDRAC realizou atividades com o apoio dos Stakeholderes Amorim Florestal e com a Autarquia de Alter do Chão. Foi realizada uma demonstração de inovação tecnológica, com vista à sustentabilidade da Floresta, com o grupo Amorim Florestal. Os alunos e professores organizaram as segundas Jornadas da Biodiversidade, no Cineteatro com o apoio da Autarquia de Alter do Chão.

Com a temática Alimentação e Agricultura Biológica os alunos da EPDRAC realizaram o projeto: Hortas bio nas escolas, envolvendo alunos e comunidade, com técnicas sustentáveis.

Com a temática água, e energia foram realizadas atividades de Preservação de água para garantir a rega das culturas e na semana do dia nacional da agricultura realizam-se  atividades,  relacionada com a poupança de energia nas atividades agrícolas.

Na temática resíduos, o ecoescolas esteve envolvido em projetos de compostagem. A limpeza das zonas circundantes na comunidade é uma preocupação. Assim, em associação com a VALNOR e a Junta de freguesia de Alter do Chão, foi organizado uma atividade relacionada com o dia Nacional do Ambiente, com uma recolha de lixo diferenciado, em Alter Pedroso.

Este projeto Ecoescolas EPDRAC foi interligado com os projetos de cidadania das turmas, permitindo aprendizagens formais e não formais que enriqueceram toda a comunidade escolar.







Artigo elaborado por Sandra Ferreira.

 


 

 

 

28 abril 2023

O legado de Coubertin

Texto de Mª Carolina Gonçalves apresentado ao PNED - Concurso Literário «A Ética na Vida e no Desporto»


Atenas faz parte do imaginário de qualquer atleta olímpico. Foi aqui que se começou a competir para honrar Zeus e que o jovem Fidípides alcançou a eternidade depois de, num último suspiro, gritar “Niké” para assinalar a vitória  dos gregos sobre os persas na Batalha de Maratona. 

Por isso o ano de 2004 foi especial para muitos atletas. Phelps alcançou  seis medalhas de ouro. A cubana Yumileidi Cumbá tornou-se a primeira mulher campeã em Olímpia. Como devem agradecer o facto de Pierre de Coubertin ter recuperado o sonho Olímpico. 

Este ano também foi especial para duas das estrelas do atletismo  lusófono, o angolano Agostinho e o português Mário. Unia-os a forma como  deslizavam sobre asfalto e o espanto que provocavam por onde passavam.  

A 29 de agosto disputaram a medalha da prova mais simbólica, a  Maratona. Na dianteira de um grupo de 20 atletas encontrava-se Mário. Agostinho seguia no seu encalce, esperando uma oportunidade para ultrapassar o concorrente que teimava em não abrandar. Ambos ambicionavam com a glória  eterna, com a medalha dourada e com os proveitos resultantes do patrocínio de  uma marca desportiva alemã ou norte-americana… a escassos metros da meta  surge a derradeira oportunidade. Mário tropeça e cai. Quase que perde os  sentidos… o cansaço acumulado ao longo de um percurso de mais de 40 km  impede-o de ter o discernimento de que a prova ainda não havia terminado.  Agostinho, ao aperceber-se da situação, decide gritar pelo português…  incentiva-o a continuar a correr… em vão! Mário apenas ouve um ruído de fundo.  Surpreendentemente, quando o angolano se prepara para o ultrapassar, para.  Troca uma breves palavras com o seu adversário e espera que este arranque.  Depois segue-o. Após cortar com a meta em 2º lugar é questionado por um  jornalista:  

- Porque não aproveitou a oportunidade para atingir o Olimpo? - Mas eu atingi o Olimpo… - respondeu Agostinho de forma sublime. - Como? – insistiu o jornalista 

- O importante não é a conquista, mas o esforço da competição.


17 abril 2023

EPDRAC dinamiza a Semana da Ciência - 14 a 21 de março


A Biblioteca Escolar e o Clube de Ciência Viva decidiram realizar um conjunto de iniciativas que decorreram entre os dias 14 e 21 de março.

No dia do PI foi realizada uma fotografia aérea com o desenho desta figura e um passeio pedestre na zona envolvente à escola. Durante esse percurso foram realizadas diversas atividades práticas. De forma a assinalar o Dia da Árvore foram realizadas as II Jornadas da Biodiversidade.

O registo fotográfico e em vídeo destas atividades está exposto num conjunto de 5 vídeos onde os alunos da escola dão a voz a diversos versos de poemas sobre a

Vídeos
Episódio 1


Episódio 2

Episódio 3

Episódio 4

Episódio 5



Palavras&Cª. Abril de 2024