14 março 2023

Os números e os rostos da classe docente


Por Rui Cardoso, 12º D,

Artigo de opinião apresentado à iniciativa do Público - Isto também é comigo! 




O artigo de opinião intitulado “Professor, o empregado que financia o patrão” dá-nos a perspetiva de um docente sobre debate a que temos assistido no setor da Educação.
O seu autor, António Fernandes Nabais, sugere que os representantes políticos não têm uma visão estratégica e que apenas fundamentam a sua argumentação em pressupostos de cariz económico, alegando que algumas cedências podem colocar em causa a sustentabilidade do sistema. Depois demonstra-nos como, também por razões de cariz económico, urge ceder às reivindicações dos professores. O facto de muitos destes profissionais exercerem as suas funções a dezenas ou centenas de km de casa, faz com que tenham encargos elevados em transporte e, por vezes, numa segunda habitação. A contrapartida para este esforço é paga com mais trabalho não remunerado, como a correção de exames, a orientação de estágios, com a retirada do tempo de serviço prestado ou a imposição de quotas que impedem que todos os docentes possam atingir o topo de carreira, o que acaba por ter um duplo efeito. Não só não recebem mais no presente como passarão a auferir, num futuro longínquo, reformas mais baixas.
Os responsáveis políticos deste setor têm uma responsabilidade acrescida. Devem, por um lado, garantir uma Escola Pública de qualidade e, por outro, ser um exemplo no respeito dos direitos dos trabalhadores, algo que nem sempre acontece. A não reposição do tempo de serviço prestado é dos exemplos mais evidentes. Não é necessário ter muitos conhecimentos em direito para verificar que esta prática contraria o disposto no ponto 4 do Art. 63º da Constituição da República Portuguesa: “todo o tempo de trabalho contribui (...) para o cálculo das pensões de velhice” .
Urge mudar o paradigma atual. Como? Não sei... que tal ouvir verdadeiramente os professores... Saber gerir é também ter a consciência de que o êxito de uma empresa depende da qualidade do trabalho dos seus colaboradores e, por conseguinte, da sua motivação. Da realidade que conheço, penso que não se pode motivar um professor obrigando-o a percorrer centenas de km quando existem vagas disponíveis junto da área de residência.

Artigo analisado disponível em

09 março 2023

Érica Cotrim apurada para fase intermunicipal do CNL

 A aluna Érica Cotrim, do 11º ano curso Técnico de Gestão Equina, foi apurada para a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura que decorrerá, no dia 30 de março, na cidade de Elvas.

O desafio para esta fase do concurso passa por ler a obra "As velas ardem até ao fim" de Sándor Márai. Fazemos votos que esteja ao seu nível...

08 março 2023

Biblioteca Escolar homenageia mulheres da EPDRAC

 De forma a assinalar o Dia Internacional da Mulher a Biblioteca Escolar realizou um pequeno vídeo onde cruzou a leitura do poema "Calçada de Carriche", de António Gedeão, com uma apresentação de todas as mulheres que trabalham neste estabelecimento de ensino.


A escolha deste poema teve como objetivo recordar que a vida de uma mulher abarca múltiplos papéis - mãe, esposa, profissional, ... - aos quais estão associadas diversas responsabilidades.

Participaram nesta iniciativa:

Voz:

- Rui Cardoso (aluno)


Recolha de imagens:

- Beatriz Pinto (mediadora)

- Guilherme Cabaço, Miguel Barroqueiro (alunos);

- Manuela Cunha (assistente operacional).


Composição

- Sérgio Mendes

11º B estreia conjunto de documentários

 A turma do 11º do Curso de Técnico de Produção Agropecuária estreou o primeiro de vários documentários subordinados ao tema: Riqueza da minha terra...

O primeiro documentário consiste numa homenagem às mulheres alentejanas do século XX. O mesmo contou com a colaboração de fontes primárias disponibilizadas pelas famílias dos alunos.  



Esta iniciativa insere-se no projeto de Cidadania e Desenvolvimento que conta, até ao momento, com a participação das disciplinas de Área de Integração, Inglês, Matemática, Química, Mecanização e Produção Agrícola e Animal e, ainda, com a colaboração da Biblioteca Escolar. 

Pretende-se, no futuro, realizar outros documentários que incidirão sobre o património material e imaterial a nível local.


Olena Afonso

04 março 2023

EPDRAC assinala luta pela Escola Pública

Os alunos, docentes e técnicos especializados da EPDRAC assinalaram, no dia 3 de março, a greve decretada para a zona sul. 

Numa fase inicial, em contexto de aula, procederam a um debate sobre atual estado da Escola Pública, cruzando esta reflexão com os conteúdos explorados nas diferentes disciplinas.


Posteriormente manifestaram-se na entrada principal deste estabelecimento. De um modo geral mostraram o seu descontentamento relativamente à:

- aos efeitos perversos da proposta para o novo regime de contratação docente que não tem em conta as especificidades da escola nem os interesses dos docentes;

- ausência de qualquer proposta para vinculação de técnicos especializados que exercem funções de forma ininterrupta há vários anos;

- ameaça direitos constitucionais como o Direito à Greve (Art. 57º da CRP) ou a contagem do tempo de serviço para efeitos de reforma (Art. 63º nº4 da CRP).


02 março 2023

Sugestão de Leitura: Lusitano Cavalo Ancestral do Sudoeste da Europa - coudelarias de Portugal


 

Uma obra de Pedro Castro Henriques, de enorme riqueza iconográfica, que tem como tema principal o Cavalo Lusitano, uma das expressões da identidade nacional. O mesmo fomenta “diversas artes: a arte dos que o criam, a dos que o ensinam, a dos que o pintam, esculpem e fotografam”.

Disponível na nossa Biblioteca Escolar desde janeiro de 2023.



Biblioteca Escolar promove formação em Suporte Básico de Vida

A Biblioteca Escolar da EPDRAC concluiu, no passado dia 1 de março, data em que se assinala o Dia Internacional da Proteção Civil, o conjunto de formações de Suporte Básico de Vida que esteve a dinamizar. 

Esta oportunidade formativa única incluiu dois grupos distintos, um composto por assistentes operacionais, assistentes administrativos e professores e um outro direcionado somente para alunos. 



Durante as diversas sessões foram abordados tópicos importantes como solicitar ajuda urgente através de via telefónica ou como prestar os primeiros socorros em diferentes cenários de emergência. A formação contemplou uma parte teórica e prática, o que contribuiu para um melhor desenvolvimento das competências individuais nesta área, mas também para reconhecer a importância do trabalho em equipa e da comunicação eficaz em episódios de enorme tensão.  Os instrutores salientaram a necessidade de manter a calma e a clareza em situações de emergência, de forma a garantir que as vítimas recebam o tratamento adequado com a celeridade possível. A interação com os instrutores foi uma constante, o que facilitou na abordagem à forma como se procede ao manuseamento dos kits de primeiros socorros 

      


Refira-se que esta formação foi ministrada pela equipa dos Bombeiros Voluntários da Ponte de Sor, liderada pelo seu Comandante Simão Vélez, a quem agradecemos a disponibilidade, dedicação e orientação.


Sílvia Ricardo


Palavras&Cª. Abril de 2024