29 novembro 2021

Semana Ubuntu na EPDRAC: Eu sou porque tu és!


Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu veio à EPDRAC nos dias 15 e 19 de novembro! 
Os alunos escolhidos para o programa, destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos, ficaram muito entusiasmados com a filosofia do movimento Ubuntu. 

Sob o lema “Eu sou porque tu és”, os cerca de 30 participantes foram convidados a realizar um conjunto de atividades estruturadas que tinham como objetivo o desenvolvimento e a promoção de competências pessoais, sociais e cívicas à partir de cinco pilares: autoconhecimento, autoconfiança , resiliência , empatia e serviço. A iniciativa foi dinamizada pelos formadores da Academia - Ubuntu, Fatu Banora e Filipe - e contou com a colaboração da equipa pedagógica da EPDRAC - Beatriz Pinto, Luís Cabaço, Olga Faria, Rita Bilé e Sandra Ferreira. Na mesma foram explorados filmes como o "Circo das Borboletas" , “Invictus " ou "Escritores da liberdade ",  analisados excertos da biografia de Nelson Mandela e de Rosa Parks e realizadas atividades lúdicas como o jogo das cadeiras, o jogo dos balões  ou "a vida dos Ubuntus".

No final da atividade a Madalena (10ºB) expressou o seu agrado com a iniciativa revelando “que esta semana foi, sem dúvida, de muita aprendizagem”. Para João Mira (11ºB) todos participantes “terminaram a semana um pouco diferentes, convictos de que não devem desistir do que desejam e que somos nós, individualmente, os principais agentes de mudança na comunidade.”

 Alexandra Camilo 11ºD

Palavras&Cª. Abril de 2024