14 fevereiro 2021

SÃO VALENTIM E O DIA DOS NAMORADOS

 

A devoção a São Valentim surgiu na sequência da sua morte, ordenada pelo imperador romano Cláudio II que, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército, proibiu a realização de casamentos. Ele achava que os jovens que não tivessem família, ou esposa, iriam estar mais disponíveis para se alistar no exército.

No entanto, um bispo romano, Valentim, continuou a celebrar casamentos, em segredo, mesmo com a proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe atiravam flores e bilhetes dizendo que acreditavam no amor.

Lenda? Realidade?

Segundo uma associação jesuíta belga que trabalhou na recolha de dados para construir a biografia dos santos e mártires da Igreja, separando o mito da história, houve três Valentins diferentes, mortos no século III. Um faleceu em África, os outros dois foram executados. Um deles era um padre romano chamado Valentim, que foi preso durante o reinado de Cláudio II. Sob a custódia do aristocrata Astério, o padre Valentim, mesmo preso, continuava a pregar. Astério resolveu desafiá-lo: se Valentim curasse a sua filha da cegueira, ele converter-se-ia.

De acordo com a lenda medieval sobre o episódio, a rapariga ficou curada, Astério e toda a família foram batizados. Só que o imperador soube do ocorrido e mandou executá-lo. Valentim foi decapitado.

Segundo João Francisco Gomes num artigo no jornal Observador, “Hoje não é dia de São Valentim. Saiba porquê”, a Igreja Católica retirou São Valentim do calendário em 1969 devido à precariedade de provas históricas.

No entanto, a Agência Ecclesia dizia, no artigo “São Valentim: «É importante celebrar o amor», escrevem bispos portugueses”, que liturgicamente este é o dia da festa de São Cirilo e de São Metódio, mas que na Itália a Diocese de Terni celebra o seu padroeiro, São Valentim, primeiro bispo daquela localidade, que morreu como mártir.

São Valentim pode não ser celebrado pela Igreja a 14 de Fevereiro, mas tal não acontece com o Dia dos Namorados, pelos namorados…

 
- A origem do dia dos namorados gringo é muito melhor que a do nosso, DEURSEN, Felipe van, in CONTA OUTRA Por Blog, publicado em 11 jun 2018 - atualizado em 12 jun 2020, https://super.abril.com.br/blog/contaoutra/o-dia-dos-namorados-gringo-e-muito-melhor-do-que-o-nosso/
- Hoje não é dia de São Valentim. Saiba porquê, GOMES, João Francisco, Observador, Lifestyle, 14/02/2018, https://observador.pt/2018/02/14/hoje-nao-e-dia-de-sao-valentim-saiba-porque/
- “São Valentim: «É importante celebrar o amor», escrevem bispos portugueses”, 
14/02/2020 https://agencia.ecclesia.pt/portal/sao-valentim-e-importante-celebrar-o-amor-escrevem-bispos-portugueses/

Semana da Leitura - 18 e 22 de março

10ºA/TGE