20 fevereiro 2019

MÊS DOS AFETOS 2019

Todos os anos aproveitamos a celebração do "Dia de São Valentim" para lembrar que há regras para a vivência do amor e da sexualidade, de forma a não contraírmos doenças, a não perdermos o controlo dos nossos atos e a dar significado ao amor.

Como habitualmente, este é um projecto conjunto da ULSNA de Alter do Chão com a colaboração da enfermeira Ana Paula e este ano começámos pelo 8º e pelo 12º ano.
Na sessão do 8º ano esteve a dar apoio o estagiário Francisco Freitas, aluno de enfermagem no IPP, e foram abordados temas de educação sexual e de cuidados a ter para evitar as IST. 
No 12º ano fizemos uma sessão de cinema seguida de debate. A ideia era alertar para o facto de que muitas vezes é devido a consumos em excesso de álcool e/ou drogas, que tomamos atitudes e cometemos erros de que depois nos arrependemos ou de que nem sequer nos lembramos (dependendo do grau dos excessos). 
Os alunos participaram bem, num tema polémico mas que os toca, e a discussão foi animada: será que a afetividade continua a ser o motor da sexualidade? Será que é consentido o ato sexual em que um dos intervenientes não tem consciência dos seus atos? Não poderá antes ser considerado violação? A conclusão da discussão aponta para isso e para que continua a haver a procura de uma relação afetiva estável, mas que a interferência de outros fatores pode levar a atitudes menos saudáveis psíquica e fisicamente. 
Esperamos que os nossos alunos tenham compreendido bem a importância das companhias certas e de manterem em todas as circunstâncias o pleno domínio dos seus atos.
#BiblioEPDRAC                                                                                                                                          TC

Semana da Leitura - 18 e 22 de março

  10ºA/TGE