20 maio 2016

EFEMÉRIDES DE 20 DE MAIO


HOJE, DIA 20 DE MAIO, AS EFEMÉRIDES ESTÃO MUITO VOLTADAS PARA O MAR:
·     O Dia Europeu do Mar celebra-se anualmente nesta data, visando chamar a atenção para a importância do mar no seu dia a dia, para a economia e criação de emprego, tanto nas comunidades costeiras como em zonas sem acesso ao mar, um pouco por toda a Europa.
·     1873 - É registada a patente das calças de ganga, como hoje as conhecemos, por Jacob Levi Strauss.
·     1927 - O aviador norte-americano Charles Lindbergh inicia o voo sobre o oceano Atlântico.
·     1911 - É eleita a Assembleia Nacional Constituinte da I República Portuguesa, por sufrágio direto.

Para nós, portugueses, o dia 20 de Maio tem um significado maior:
·     Em 1277, morre Pedro Hispano, português, eleito Papa com o nome de João XXI.
·     Em 1498, chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute, na Índia
·     Em 1898, com a presença da Família Real e numerosas individualidades da época, é inaugurado, no Dafundo, o Aquário Vasco da Gama.
·     Celebrando mais um aniversário sobre essa data comemora-se em Portugal o Dia da Marinha

o Aquário Vasco da Gama foi um dos primeiros aquários no mundo, sendo a sua construção ordenada pela Comissão Executiva da celebração do 4º Centenário da partida de Vasco da Gama para a viagem do descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia.
Na altura da inauguração o Rei D. Carlos, cuja influência havia sido determinante para a edificação do Aquário, realizou numa das suas salas uma exposição com o material zoológico por ele recolhido nas campanhas oceanográficas de 1896 e 1897.
O Aquário ficou propriedade do Estado, e em fevereiro de 1901, a sua administração foi entregue à Marinha, onde permanece até hoje como organismo cultural.
Em 1935 a Liga Naval Portuguesa doou ao Aquário Vasco da Gama a Coleção Oceanográfica D. Carlos I e respetiva Biblioteca.
Atualmente o Aquário Vasco da Gama é fundamentalmente uma instituição didática, um centro de divulgação da vida aquática e de investigação.


Palavras&Cª. Abril de 2024