31 outubro 2023

MIBE (Mês Internacional da Biblioteca Escolar)

 




11ºB /TPA

11ºB / TPA

                                                                 11ºB / TPA


10ºA / TGE


10ºA / TGE





Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, que constitui uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem.
Este ano, o Dia da Biblioteca Escolar assinalou-se no dia 23/10.

Proposta metodológica

A partir de uma base de trabalho, que incluía a sugestão de vários vídeos, optou-se pelo visionamento de dois. Um deles, intitulado Alepo, incluía uma música cuja letra foi composta com as frases que Bana Alabed, residente em Alepo, na Síria, ia colocando no Twitter.

- Letra de Bana Alabed e Tim
- Música de Xutos & Pontapés
- Música produzida por João Martins
- Vídeo realizado por Rui Lourenço / Popular Jump

 

O outro, Como é viver num país em conflito, consiste num relato que Moheb, um rapaz de 11 anos, também ele residente em Alepo, na Síria, nos dá um verdadeiro testemunho de sobrevivência e luta por um mundo melhor, onde sejam respeitados os direitos das crianças, onde haja paz.

Com base nestes vídeos e de um conjunto de questões, os alunos foram orientados nas suas intervenções, onde todos puderam dialogar, refletir e tirar conclusões.

Em conclusão, pode-se referir que os alunos foram sensíveis a questões relacionadas com as desigualdades sociais, o atropelo constante aos direitos das crianças, o flagelo da guerra, no fundo os Direitos Humanos.






25 outubro 2023

Sugestão Literária


 “O que se Passa na Cabeça do meu Adolescente?” é um livro escrito pela psicóloga Cristina Valente. A autora explica-nos que os pais reativos esperam que aconteça um problema e tentam resolvê-lo «em cima do joelho», enquanto os pais proativos preparam-se e planeiam cuidadosamente o que fazer, dizer, decidir.

Com base em algumas estratégias, este livro ensina-nos a perceber os comportamentos dos nossos adolescentes, a compreender o seu cérebro, as suas mudanças, as suas emoções, por forma a melhorar a comunicação com eles, sem ser na base das discussões nem lutas de poder.

Fazendo uma abordagem em áreas fundamentais das suas vidas, tais como a escola, os amigos, o namoro e a sexualidade, entre outras, a autora revela-nos que o segredo para educar um adolescente feliz está no equilíbrio entre a obediência e a liberdade, bem diferente de uma abordagem controladora.

O melhor que se pode dar aos adolescentes é a capacidade para saber tomar boas decisões, escolher o seu caminho e … dar-lhes asas para voar em segurança.

18 outubro 2023

Leitores na Biblioteca no âmbito do programa Escolas aLeR mais e melhor



 


                     Alunos do 11ºB/TPA (Jhenyffer Anjos; Ana Chaves; Henrique Valério)



A falta de hábitos de leitura é uma constante na maior parte dos alunos. Apesar disso, pouco a pouco, vão aproveitando o espaço da biblioteca para ver, folhear, ler algumas passagens, requisitar alguns livros mais no âmbito dos trabalhos a desenvolver para as diferentes disciplinas ou para a elaboração da PAP.

Com o passar do tempo, os alunos vão percebendo que a biblioteca é um local de inclusão, onde todos têm acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem, encontrando para isso livros de diferentes géneros e estilos, que podem despertar a sua curiosidade e transportá-los para um mundo, onde a imaginação floresce e os horizontes se expandem.

Os professores também desempenham um papel fundamental neste processo, incentivando e orientando os alunos para a leitura, ajudando-os a explorar contextos e significados diferentes que vão surgir, certamente, ao longo do caminho.

Boas Leituras!


2023/24 - Programa aLeR+2027

       



P
rograma aLeR+2027 
resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada, um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.

Atendendo às características dos alunos da Epdrac, os objetivos mais relevantes são os seguintes:

·  Aprofundar uma cultura de leitura na comunidade escolar e educativa

  alunos, docentes e não docentes…

·  Incentivar a leitura e a escrita independentes e por prazer;

·  Promover a leitura e a escrita em distintos contextos, formatos e suportes.

 

Boas leituras!




31 agosto 2023

2022/23 - Das palavras às imagens... o virar de página!


Findo o ano escolar, cesso funções na EPDRAC. Do período em que exerci funções nesta escola só guardarei as melhores memórias de todos aqueles com quem me cruzei... sem exceção. 

Em jeito de despedida escrevo umas pequenas palavras de agradecimento, as quais se juntam a mais uma obra de arte audiovisual (ver vídeo abaixo) produzida pela minha grande parceira da biblioteca, Teresa Casquilho Ribeiro.

Para o Alexandre Gonçalves, o meu outro grande companheiro nesta viagem, faço votos que tenha o sucesso que bem merece. 


Estou de partida, de regresso a casa.

Parto feliz, mas cheio de saudades...

Sei que a porta da escola estará sempre aberta…

Tal como o meu coração…

Convosco vivi uma parte da minha vida...

...pequena, mas muito intensa! 

Convosco fui tão feliz e nem dei por isso.

Foi um prazer poder gritar tantas vezes convosco: “Conseguimos!”

Foi um tempo maravilhoso e quase não demos por isso…

Continuarei a torcer por vós, todos os dias…

…de forma apaixonada!


Sérgio Mendes

Professor Bibliotecário


Palavras&Cª. Abril de 2024