25 outubro 2023

Sugestão Literária


 “O que se Passa na Cabeça do meu Adolescente?” é um livro escrito pela psicóloga Cristina Valente. A autora explica-nos que os pais reativos esperam que aconteça um problema e tentam resolvê-lo «em cima do joelho», enquanto os pais proativos preparam-se e planeiam cuidadosamente o que fazer, dizer, decidir.

Com base em algumas estratégias, este livro ensina-nos a perceber os comportamentos dos nossos adolescentes, a compreender o seu cérebro, as suas mudanças, as suas emoções, por forma a melhorar a comunicação com eles, sem ser na base das discussões nem lutas de poder.

Fazendo uma abordagem em áreas fundamentais das suas vidas, tais como a escola, os amigos, o namoro e a sexualidade, entre outras, a autora revela-nos que o segredo para educar um adolescente feliz está no equilíbrio entre a obediência e a liberdade, bem diferente de uma abordagem controladora.

O melhor que se pode dar aos adolescentes é a capacidade para saber tomar boas decisões, escolher o seu caminho e … dar-lhes asas para voar em segurança.

18 outubro 2023

Leitores na Biblioteca no âmbito do programa Escolas aLeR mais e melhor



 


                     Alunos do 11ºB/TPA (Jhenyffer Anjos; Ana Chaves; Henrique Valério)



A falta de hábitos de leitura é uma constante na maior parte dos alunos. Apesar disso, pouco a pouco, vão aproveitando o espaço da biblioteca para ver, folhear, ler algumas passagens, requisitar alguns livros mais no âmbito dos trabalhos a desenvolver para as diferentes disciplinas ou para a elaboração da PAP.

Com o passar do tempo, os alunos vão percebendo que a biblioteca é um local de inclusão, onde todos têm acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem, encontrando para isso livros de diferentes géneros e estilos, que podem despertar a sua curiosidade e transportá-los para um mundo, onde a imaginação floresce e os horizontes se expandem.

Os professores também desempenham um papel fundamental neste processo, incentivando e orientando os alunos para a leitura, ajudando-os a explorar contextos e significados diferentes que vão surgir, certamente, ao longo do caminho.

Boas Leituras!


2023/24 - Programa aLeR+2027

       



P
rograma aLeR+2027 
resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada, um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.

Atendendo às características dos alunos da Epdrac, os objetivos mais relevantes são os seguintes:

·  Aprofundar uma cultura de leitura na comunidade escolar e educativa

  alunos, docentes e não docentes…

·  Incentivar a leitura e a escrita independentes e por prazer;

·  Promover a leitura e a escrita em distintos contextos, formatos e suportes.

 

Boas leituras!




31 agosto 2023

2022/23 - Das palavras às imagens... o virar de página!


Findo o ano escolar, cesso funções na EPDRAC. Do período em que exerci funções nesta escola só guardarei as melhores memórias de todos aqueles com quem me cruzei... sem exceção. 

Em jeito de despedida escrevo umas pequenas palavras de agradecimento, as quais se juntam a mais uma obra de arte audiovisual (ver vídeo abaixo) produzida pela minha grande parceira da biblioteca, Teresa Casquilho Ribeiro.

Para o Alexandre Gonçalves, o meu outro grande companheiro nesta viagem, faço votos que tenha o sucesso que bem merece. 


Estou de partida, de regresso a casa.

Parto feliz, mas cheio de saudades...

Sei que a porta da escola estará sempre aberta…

Tal como o meu coração…

Convosco vivi uma parte da minha vida...

...pequena, mas muito intensa! 

Convosco fui tão feliz e nem dei por isso.

Foi um prazer poder gritar tantas vezes convosco: “Conseguimos!”

Foi um tempo maravilhoso e quase não demos por isso…

Continuarei a torcer por vós, todos os dias…

…de forma apaixonada!


Sérgio Mendes

Professor Bibliotecário


06 junho 2023

Projeto Ecoescolas na EPDRAC



 O projeto Ecoescola desempenha um papel fundamental na nossa comunidade escolar, pois tem como objetivo principal promover a educação ambiental e a sustentabilidade. É um projeto que proporciona um ambiente de aprendizagem que estimula a consciência ecológica, a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Este projeto interliga-se com o nosso plano anual de atividades em muitos pontos, sendo uma mais valia realizar um Balanço Ecoescolas EPDRAC:

Com a temática Biodiversidade e florestas a EPDRAC realizou atividades com o apoio dos Stakeholderes Amorim Florestal e com a Autarquia de Alter do Chão. Foi realizada uma demonstração de inovação tecnológica, com vista à sustentabilidade da Floresta, com o grupo Amorim Florestal. Os alunos e professores organizaram as segundas Jornadas da Biodiversidade, no Cineteatro com o apoio da Autarquia de Alter do Chão.

Com a temática Alimentação e Agricultura Biológica os alunos da EPDRAC realizaram o projeto: Hortas bio nas escolas, envolvendo alunos e comunidade, com técnicas sustentáveis.

Com a temática água, e energia foram realizadas atividades de Preservação de água para garantir a rega das culturas e na semana do dia nacional da agricultura realizam-se  atividades,  relacionada com a poupança de energia nas atividades agrícolas.

Na temática resíduos, o ecoescolas esteve envolvido em projetos de compostagem. A limpeza das zonas circundantes na comunidade é uma preocupação. Assim, em associação com a VALNOR e a Junta de freguesia de Alter do Chão, foi organizado uma atividade relacionada com o dia Nacional do Ambiente, com uma recolha de lixo diferenciado, em Alter Pedroso.

Este projeto Ecoescolas EPDRAC foi interligado com os projetos de cidadania das turmas, permitindo aprendizagens formais e não formais que enriqueceram toda a comunidade escolar.

O projeto Ecoescola desempenha um papel fundamental na nossa comunidade escolar, pois tem como objetivo principal promover a educação ambiental e a sustentabilidade. É um projeto que proporciona um ambiente de aprendizagem que estimula a consciência ecológica, a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Este projeto interliga-se com o nosso plano anual de atividades em muitos pontos, sendo uma mais valia realizar um Balanço Ecoescolas EPDRAC:

Com a temática Biodiversidade e florestas a EPDRAC realizou atividades com o apoio dos Stakeholderes Amorim Florestal e com a Autarquia de Alter do Chão. Foi realizada uma demonstração de inovação tecnológica, com vista à sustentabilidade da Floresta, com o grupo Amorim Florestal. Os alunos e professores organizaram as segundas Jornadas da Biodiversidade, no Cineteatro com o apoio da Autarquia de Alter do Chão.

Com a temática Alimentação e Agricultura Biológica os alunos da EPDRAC realizaram o projeto: Hortas bio nas escolas, envolvendo alunos e comunidade, com técnicas sustentáveis.

Com a temática água, e energia foram realizadas atividades de Preservação de água para garantir a rega das culturas e na semana do dia nacional da agricultura realizam-se  atividades,  relacionada com a poupança de energia nas atividades agrícolas.

Na temática resíduos, o ecoescolas esteve envolvido em projetos de compostagem. A limpeza das zonas circundantes na comunidade é uma preocupação. Assim, em associação com a VALNOR e a Junta de freguesia de Alter do Chão, foi organizado uma atividade relacionada com o dia Nacional do Ambiente, com uma recolha de lixo diferenciado, em Alter Pedroso.

Este projeto Ecoescolas EPDRAC foi interligado com os projetos de cidadania das turmas, permitindo aprendizagens formais e não formais que enriqueceram toda a comunidade escolar.







Artigo elaborado por Sandra Ferreira.

 


 

 

 

Palavras&Cª. Abril de 2024