18 de Novembro foi a data escolhida
pela União Europeia para a sensibilização para os perigos da utilização incorrecta
de antibióticos.
Na EPDRAC estiveram
elementos das ULSNA, Unidades Locais de Saúde do Norte Alentejano, de
Portalegre (Sra. Dra. Margarida Silva), Elvas (Sra. Dra.
Mª de Lurdes Santos) e Ponte de Sor (Sr. Enf. Rui Farinha), que expuseram as
preocupações actualmente existentes relativamente a este tema.
Chamaram a atenção para:
- a necessidade dos
cuidados de higiene a fim de evitar a propagação de doenças
- os medicamentos adequados
a cada tipo de doença: febre – antipiréticos; provocadas por vírus – anti-inflamatórios;
provocadas por bactérias – antibióticos.
- a sobre utilização de medicamentos,
que provoca imunidade, matando neste momento 25 mil pessoas anualmente na
Europa e que em 2050 poderá matar 20 milhões.
- a ingestão de medicamentos
ou desinfestantes através dos alimentos, carne ou vegetais, os primeiros por terem sido administrados
a animais que posteriormente são abatidos para os talhos, os últimos por aplicação em vegetais que seguidamente foram colhidos e vendidos sem respeitar o
espaço de tempo necessário para serem eliminados nos alimentos.
Não nos podemos também esquecer de que “ Os produtos farmacêuticos compreendem um diverso grupo de substâncias
químicas usadas na medicina veterinária, na agricultura e na saúde humana. Muitas destas substâncias, com baixos índices de
degradação, acumulam-se no ambiente, onde podem ter efeitos nefastos, designada-mente ao
nível da saúde humana.”[i], pelo que o seu uso deve
ser feito conscientemente (por ex.: inutilizar um medicamento deitando-o "pelo cano abaixo", na verdade não é inutilizá-lo, é provocar a sua entrada no ciclo ambiental; entregue-o antes numa farmácia para ser destruído, se estiver fora de validade, ou numa instituição que lhe dê bom uso, evitando gastos a pessoas necessitadas). #BiblioEPDRAC
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, celebrado a 22 de Outubro.A BE da EPDRAC convidou as várias turmas da escola a vir à bilbioteca, acompanhadas pelas professoras de Português."Apresentou" a biblioteca, convidou os alunos a vir trabalhar, a vir ler ou jogar, ouvir música ou conversar quando isso não perturbasse ninguém... Explicou porque é que há regras a respeitar e disse que estava ali para apoiar quando precisassem de ajuda.Depois apresentou em traços largos o Plano para este ano letivo e disse que iria convidar os alunos para participar nas atividades de que gostassem mais, esperando que todos escolhessem pelo menos uma atividade.
A EPDRAC gosta de desenvolver projetos, quer sejam criados por nós, quer sejam criados por outras entidades.
Desta vez queremos estar no "Movimento 14-20 a Ler", uma iniciativa do PNL com o objetivo de "criar novos públicos para a leitura entre os jovens de 14 a 20 anos".
Encontrámos na turma do 10º ano do curso de Técnico de Produção Agropecuária uma grande vontade de participar na candidatura.
Este é o vídeo criado por alguns dos alunos. Nós gostamos. Esperamos que o "Movimento 14-20 a Ler" também goste! :)
Entre 28 de Maio e 1 de Junho estivemos na Dinamarca para o 6º e último
Encontro de Curta Duração e, de 1 a 3 de Junho, o 3º Encontro Transnacional de
professores, para avaliação e balanço de tudo o que os participantes dos países
beneficiaram durante estes 3 anos. A escola anfitriã foi a Ranum Efterskole College, que fica em Ranum, na zona costeira do
norte da Dinamarca. O tempo estava invulgarmente bom e quente, mesmo para os
participantes do sul da Europa.
Ficámos instalados no resort Landal, a cerca de 3km de Ranum.
Os dias começavam às 7hs da manhã, com o transporte para o pequeno almoço na
escola, a que se seguia o programa do dia.
Com a EPDRAC foram a Catarina Braço Forte, a Maria Saraiva, o João Duros, a
Ana Conchinha e o Tomás Afonso, estes últimos pela boa colaboração que deram no
ano passado durante o encontro em Alter do Chão do projeto “Making the
difference”.
Durante o encontro de alunos e professores houve várias oportunidades de
interação entre os alunos, desde uma prova de orientação em que as equipas,
formadas por alunos do mesmo país, tinham de encontrar peças de um puzzle que
formavam cópias de quadros de pintores famosos, os habituais jogos entre
equipas multinacionais, os “icebreaker”, muito movimentados e que contribuíram
mesmo para que os elementos de cada equipa ficassem a conhecer-se, até às
atividades de aprendizagem, a festa de despedida e as refeições (os almoços
eram piqenique quando estávamos em visitas), com jantares deliciosos: não
é em vão que o refeitório de uma escola tem um chefe a dirigi-lo J !
No âmbito cultural do encontro visitámos o Museu Moesgaard, de arqueologia e etnografia, em Aarhus, que é um
museu interactivo que deixa encantada qualquer pessoa menos entusiasta da
pré-história; estivemos no parque/reserva, onde os gamos abundam e cercam os
visitantes sem vergonha nenhuma (principalmente se lhes cheira a fruta, como
aconteceu com a professora Vera, que acabou por deixar a um deles a maçã que
trazia); ainda em Aarhus seguimos para a “Old
town”, um museu que é a recriação de ambientes de cidade em três épocas
diferentes: meados do séc. XIX, a que está mais e melhor representada, anos 20
e anos 70 do séc. XX; para a reconstituição trouxeram de toda a Dinamarca
antigas construções, que ali foram reerguidas por entre os jardins do museu,
formando uma pequena cidade dentro da cidade.
Diretamente relacionada com o tema do projeto, “cavalos”, tivemos a
oportunidade de visitar a Helgstrand Dressage, do cavaleiro
olímpico Andreas Helgstrand, em Vodskov (https://www.youtube.com/watch?v=EEdDo03ZNL8),
uma “máquina de empreendedorismo” no mundo da equitação que deixou os alunos de
TGE, principalmente, encantados; daí seguimos para Longstrup, uma praia que
está a desaparecer no mar, porque as arribas estão a desmoronar-se. Já
desapareceram parte da aldeia e a igreja, o farol está em risco de seguir o
mesmo caminho.
A quinta feira foi toda dedicada às apresentações; o tema do encontro era a
Arte, o mais possível relacionada com o cavalo. As atividades foram variadas.
Portugal apresentou um trabalho sobre fado e um puzzle. A actividade da
Alemanha, guardada para o fim do dia, foi a reconstituição, feita por uma
equipa formada por alunos de todos os países, de um cavalo em madeira que ia em
peças separadas. E houve jogos para todos, porque coincidiu com o final do ano
lectivo do colégio. Depois foi o jantar e a festa de despedida. No dia seguinte
vimos o filme do projecto, com fotografias tiradas ao longo destes 3 anos.
Nesse dia à tarde começava o 3º Encontro Transnacional de Professores, para
avaliação do projeto, que foi, no geral, muito positiva. Coordenar uma equipa
constituída por 9 países, 9 coordenadores, a maioria dos quais não se conhecia,
distribuir temas e tarefas, e "pôr tudo a funcionar", não foi certamente fácil. Mas correu muito bem e todos os
participantes colaboraram e deram o seu melhor para que resultasse.
Ainda tivemos oportunidade de visitar Skagen, uma cidade portuária no
extremo norte da Dinamarca, e um dos poucos e recentes produtores de vinho
dinamarquês, Glenholm Vingard , na região de Ranum.
Entretanto, os nossos alunos, acompanhados pela professora Vera, esperaram
em Billund o final do último encontro de professores. E aproveitaram bem,
visitando a Cidade do Lego (Legoland), onde passaram um dia
animadíssimo.
Aqui, como no encontro na Alemanha, impressionou-me agradavelmente a
“leveza do ambiente”, tudo verde e plano, povoações de pequenas dimensões e
casas de um só piso, maioritariamente pré-fabricadas, separadas por jardins,
muitos jardins muito bem cuidados. Auto-estradas? Muito poucas (sempre a
mesma?)! muitas estradas relativamente estreitas, sempre com pistas para
bicicletas dos dois lados (a bicicleta era o meio de transporte dominante).
A Dinamarca deixa, creio que para toda a equipa Portuguesa, uma óptima
lembrança!
O Re-discovery of Horses também! Venha
o projeto que se segue! Fiquemos com o vídeo do projeto, da autoria da Espanha :) TC #BiblioEPDRAC
Hoje tivemos o André na EPDRAC. Gostámos muito de o ouvir, alunos e professores, e teríamos ficado ali muito mais tempo, se tivéssemos podido. O André acredita que nada acontece por acaso e que a vida é uma constante aprendizagem. Anima-nos a procurar o lado positivo de cada situação e a usá-lo em benefício dos outros e nosso. Para o ano queremos ter outra vez o André entre nós. Ele ajuda-nos a situarmo-nos e a dar sentido à vida. Obrigada, André, até para o ano! :)