19 abril 2024

Desporto Escolar - Ténis de mesa



A EPDRAC está representada no Desporto Escolar através do Grupo Equipa de Ténis de Mesa.

Decorreu, até ao momento, a fase de apuramento para a fase final do Alto Alentejo com 3 encontros já realizados a nível local (6/12 no Crato, 17/1 e 28/2 em Ponte de Sor).

Dos encontros já disputados resultou o apuramento dos seguintes alunos para a fase final CLDE do Alto Alentejo:

Juvenis Femininos

1º lugar – Matilde Pina

Juvenis Masculinos

3º lugar – Rafael Pôla

6º lugar – João Oliveira

Juniores Femininos

1º lugar – Júlia Carlos

Juniores Masculinos

1º lugar – João Pina

2º lugar – Fernando Aragonez

Os alunos apurados irão agora disputar a  final local no dia 10 de abril, em Sousel, tendo em vista o apuramento para a fase regional.

O clube de desporto escolar tem-se revelado uma importante ferramenta para a saudável convivência entre os alunos da escola tendo funcionado ainda como oferta de atividade nas horas de almoço e horas livres, não apenas para os inscritos no desporto escolar como também para os restantes alunos.

Os alunos que representaram a EPDRAC nos encontros até agora disputados têm dignificado a escola com a sua participação, envolvimento e colaboração na organização dos encontros que ocorreram sempre dentro do espírito pretendido. 

 

Profº Nuno Couceiro, EF










“Dia Mundial da Liberdade” na EPDRAC

 





O “Dia Mundial da Liberdade” na EPDRAC 

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão assinalou numa iniciativa desenvolvida pelo curso Técnico de Gestão Equina, 12ºA, o “Dia Mundial da Liberdade” (23 de janeiro).

Esta iniciativa está integrada no Projeto de Cidadania e Desenvolvimento do curso, bem como do Plano Anual de Atividades da EPDRAC e foi preparada sob a orientação da docente de Área de Integração, Sónia Vilas Boas e com a colaboração do docente bibliotecário, Alexandre Gonçalves.

A comemoração do “Dia da Liberdade” pretendeu; sensibilizar a comunidade escolar para a problemática dos refugiados e clara violação dos Direitos Humanos, estimular a capacidade interventiva e o seu dever cívico, refletir sobre o “fanatismo da indiferença” dos líderes mundiais para este flagelo de usurpação da liberdade e terem a consciência de que são os privilegiados de viverem em um país democrático, o qual não é perfeito, mas que gozam de total liberdade para decidirem o pretendem fazer das suas vidas.

Este tipo de iniciativas promove a aprendizagem em contextos diferenciados e a construção de uma escola de base humanista.

“Liberdade, é um direito de todos os seres humanos para realizarem as suas próprias escolhas, para traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida...”.

                                                                                               Profª Sónia Vilas Boas


CSN - C da EPDRAC

 


CSN - C da EPDRAC

Realizou-se na Coudelaria de Alter, nos dias 27 e 28 de janeiro, o Concurso de Saltos Nacional – C organizado pela EPDRAC. O concurso contou com a participação de diversos cavaleiros, que competiram em diferentes provas, desde saltos mais baixos para os iniciantes até saltos mais altos para os mais experientes.

Os alunos do curso de Equitação estiveram presentes a colaborar na organização e alguns participaram nas provas, onde obtiveram classificações positivas, com particular destaque para o Fábio Gonçalves, na prova de 1,10m, montando Gold Strike, que conseguiu ficar em 2º lugar.

Os participantes demonstraram grande habilidade e destreza, bem como uma conexão especial com os seus cavalos. O público presente pôde apreciar belas apresentações e acompanhar de perto a emoção das competições.

No final, os vencedores foram premiados pela competência e dedicação demonstradas ao longo do concurso. Este Concurso de Saltos Nacional foi mais uma prova do talento e paixão pelo hipismo que existe em Portugal e certamente deixou uma marca positiva na memória de todos os participantes e espetadores.

 

Carlos Fernandes e Maria Eberl (10ºA)

 



Visita de Deputado à Escola

 



Visita de Deputado à Escola

No passado dia 15 de janeiro, a Epdrac contou com a presença do deputado Ricardo Pinheiro, que presidiu a uma sessão de debate, no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens referente ao tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”. Esta iniciativa decorreu na Biblioteca e teve a participação das turmas do 11ºA/TGE, 11ºB/TPA, 11ºC/TPA e 12ºA/TGE.

A sessão escolar com o deputado permitiu aos alunos conhecer melhor o funcionamento do sistema político português, compreender a importância do voto e da participação ativa na vida política e desenvolver uma consciência cívica mais crítica e informada.

No final do debate, as questões colocadas pelos alunos centraram-se em temas como a corrupção, as condições das escolas ou a vida e história da democracia em Portugal.

Dessa forma, as sessões escolares contribuem para fortalecer a democracia e para formar cidadãos mais conscientes, participativos e ativos na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

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ROSTOS QUE MARCAM...

O profissionalismo e a dedicação da equipa do SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) tem sido fundamental para o desenvolvimento emocional e psicológico dos nossos alunos.

A forma como as psicólogas lidam com as questões e desafios dos alunos, sempre com empatia e compreensão, contribui para o bem-estar e o sucesso académico dos nossos alunos. Sabemos que o seu papel vai muito além do atendimento individualizado, pois são verdadeiras aliadas na construção de uma sociedade mais saudável e equilibrada. Por isso, este agradecimento pelo impacto positivo que têm na comunidade escolar, contribuindo para criar um ambiente acolhedor, empático e inclusivo.

 








ALUNOS DEBATEM “VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO” PARLAMENTO DOS JOVENS

 







ALUNOS DEBATEM “VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO”

PARLAMENTO DOS JOVENS

 

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, do Ministério da Educação e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) que visa a promoção da cidadania, envolvendo os jovens na discussão de temas relevantes e proporcionar-lhes uma experiência de participação no processo democrático.

Este ano, o tema aprovado pela Comissão de Educação da Assembleia da República para o ensino secundário foi “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.

Desenvolvido todo o processo eleitoral, foi com uma lista liderada pela Érica Cotrim (12ºA/TGE), da qual fizeram parte João Caixeiro (12ºA/TGE), António Faia (12ºA/TGE), Maria Marrachinho (11ºA) e Ana Chaves (11ºB/TPA) que a EPDRAC se fez representar na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens que decorreu nas instalações do IPDJ, em Portalegre.

Foram definidas as seguintes medidas pela Epdrac: I) Redução da carga horária por forma a permitir aos alunos participar na vida associativa e democrática; II. Aumento da componente prática e do trabalho por projeto; III. Integrar no currículo conceitos práticos de educação financeira e administrativa.

No dia 12 de março, a sessão iniciou com a presença do deputado Ricardo Pinheiro, eleito pelo círculo de Portalegre, da presidente da Câmara Municipal, Fermelinda Carvalho, entre outros. Os alunos da Epdrac, exercendo o seu dever de deputados por um dia e conscientes das suas responsabilidades representativas, dignificaram esta sessão da forma como expuseram as suas ideias e os seus argumentos. O momento alto foi no final da sessão, quando a presidente da mesa anunciou o tema mais votado para a edição do próximo ano “Agricultura: sem campo a cidade não vive.”, precisamente a proposta da Epdrac.

Foram apurados para a fase nacional os representantes do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas e da Escola Básica e Secundária Profº Mendes dos Remédios (Nisa).

 

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ALL4INTEGRITY - PERCURSO #3

 




O terceiro percurso da atividade relacionada com o All4integrity consistiu em fazer uma pesquisa de casos de corrupção no distrito de Portalegre e analisar os sites e redes sociais dos partidos políticos quanto à importância dada aos assuntos relacionados com a corrupção, transparência e integridade. Em termos de evidências, alguns partidos não são muito clarividentes dada a falta de informação sobre políticas e práticas de integridade.

Nesta etapa, é importante saber se os partidos estão a cumprir com as suas políticas de integridade e se as pessoas estão cientes das normas e se há canais eficazes para relatar possíveis infrações.

Todos estes trabalhos têm como finalidade alertar consciências para a valorização da participação cívica e, ao mesmo tempo, reforçar a confiança e empatia pelas instituições como garante de uma sociedade mais justa para todos os cidadãos.

A moralidade é a melhor de todas as regras para orientar a humanidade.” - Friedrich Nietzsche

“O único modo de escapar da corrupção causada pelo sucesso é continuar trabalhando.” - Albert Einstein













All4Integrity - Encerramento das atividades 2023-24

  Decorreu ontem, dia 3 de junho, numa plataforma online, a  edição da cerimónia final que esteve focada na partilha de experiências entre a...