A EPDRAC gosta de desenvolver projetos, quer sejam criados por nós, quer sejam criados por outras entidades.
Desta vez queremos estar no "Movimento 14-20 a Ler", uma iniciativa do PNL com o objetivo de "criar novos públicos para a leitura entre os jovens de 14 a 20 anos".
Encontrámos na turma do 10º ano do curso de Técnico de Produção Agropecuária uma grande vontade de participar na candidatura.
Este é o vídeo criado por alguns dos alunos. Nós gostamos. Esperamos que o "Movimento 14-20 a Ler" também goste! :)
Entre 28 de Maio e 1 de Junho estivemos na Dinamarca para o 6º e último
Encontro de Curta Duração e, de 1 a 3 de Junho, o 3º Encontro Transnacional de
professores, para avaliação e balanço de tudo o que os participantes dos países
beneficiaram durante estes 3 anos. A escola anfitriã foi a Ranum Efterskole College, que fica em Ranum, na zona costeira do
norte da Dinamarca. O tempo estava invulgarmente bom e quente, mesmo para os
participantes do sul da Europa.
Ficámos instalados no resort Landal, a cerca de 3km de Ranum.
Os dias começavam às 7hs da manhã, com o transporte para o pequeno almoço na
escola, a que se seguia o programa do dia.
Com a EPDRAC foram a Catarina Braço Forte, a Maria Saraiva, o João Duros, a
Ana Conchinha e o Tomás Afonso, estes últimos pela boa colaboração que deram no
ano passado durante o encontro em Alter do Chão do projeto “Making the
difference”.
Durante o encontro de alunos e professores houve várias oportunidades de
interação entre os alunos, desde uma prova de orientação em que as equipas,
formadas por alunos do mesmo país, tinham de encontrar peças de um puzzle que
formavam cópias de quadros de pintores famosos, os habituais jogos entre
equipas multinacionais, os “icebreaker”, muito movimentados e que contribuíram
mesmo para que os elementos de cada equipa ficassem a conhecer-se, até às
atividades de aprendizagem, a festa de despedida e as refeições (os almoços
eram piqenique quando estávamos em visitas), com jantares deliciosos: não
é em vão que o refeitório de uma escola tem um chefe a dirigi-lo J !
No âmbito cultural do encontro visitámos o Museu Moesgaard, de arqueologia e etnografia, em Aarhus, que é um
museu interactivo que deixa encantada qualquer pessoa menos entusiasta da
pré-história; estivemos no parque/reserva, onde os gamos abundam e cercam os
visitantes sem vergonha nenhuma (principalmente se lhes cheira a fruta, como
aconteceu com a professora Vera, que acabou por deixar a um deles a maçã que
trazia); ainda em Aarhus seguimos para a “Old
town”, um museu que é a recriação de ambientes de cidade em três épocas
diferentes: meados do séc. XIX, a que está mais e melhor representada, anos 20
e anos 70 do séc. XX; para a reconstituição trouxeram de toda a Dinamarca
antigas construções, que ali foram reerguidas por entre os jardins do museu,
formando uma pequena cidade dentro da cidade.
Diretamente relacionada com o tema do projeto, “cavalos”, tivemos a
oportunidade de visitar a Helgstrand Dressage, do cavaleiro
olímpico Andreas Helgstrand, em Vodskov (https://www.youtube.com/watch?v=EEdDo03ZNL8),
uma “máquina de empreendedorismo” no mundo da equitação que deixou os alunos de
TGE, principalmente, encantados; daí seguimos para Longstrup, uma praia que
está a desaparecer no mar, porque as arribas estão a desmoronar-se. Já
desapareceram parte da aldeia e a igreja, o farol está em risco de seguir o
mesmo caminho.
A quinta feira foi toda dedicada às apresentações; o tema do encontro era a
Arte, o mais possível relacionada com o cavalo. As atividades foram variadas.
Portugal apresentou um trabalho sobre fado e um puzzle. A actividade da
Alemanha, guardada para o fim do dia, foi a reconstituição, feita por uma
equipa formada por alunos de todos os países, de um cavalo em madeira que ia em
peças separadas. E houve jogos para todos, porque coincidiu com o final do ano
lectivo do colégio. Depois foi o jantar e a festa de despedida. No dia seguinte
vimos o filme do projecto, com fotografias tiradas ao longo destes 3 anos.
Nesse dia à tarde começava o 3º Encontro Transnacional de Professores, para
avaliação do projeto, que foi, no geral, muito positiva. Coordenar uma equipa
constituída por 9 países, 9 coordenadores, a maioria dos quais não se conhecia,
distribuir temas e tarefas, e "pôr tudo a funcionar", não foi certamente fácil. Mas correu muito bem e todos os
participantes colaboraram e deram o seu melhor para que resultasse.
Ainda tivemos oportunidade de visitar Skagen, uma cidade portuária no
extremo norte da Dinamarca, e um dos poucos e recentes produtores de vinho
dinamarquês, Glenholm Vingard , na região de Ranum.
Entretanto, os nossos alunos, acompanhados pela professora Vera, esperaram
em Billund o final do último encontro de professores. E aproveitaram bem,
visitando a Cidade do Lego (Legoland), onde passaram um dia
animadíssimo.
Aqui, como no encontro na Alemanha, impressionou-me agradavelmente a
“leveza do ambiente”, tudo verde e plano, povoações de pequenas dimensões e
casas de um só piso, maioritariamente pré-fabricadas, separadas por jardins,
muitos jardins muito bem cuidados. Auto-estradas? Muito poucas (sempre a
mesma?)! muitas estradas relativamente estreitas, sempre com pistas para
bicicletas dos dois lados (a bicicleta era o meio de transporte dominante).
A Dinamarca deixa, creio que para toda a equipa Portuguesa, uma óptima
lembrança!
O Re-discovery of Horses também! Venha
o projeto que se segue! Fiquemos com o vídeo do projeto, da autoria da Espanha :) TC #BiblioEPDRAC
Hoje tivemos o André na EPDRAC. Gostámos muito de o ouvir, alunos e professores, e teríamos ficado ali muito mais tempo, se tivéssemos podido. O André acredita que nada acontece por acaso e que a vida é uma constante aprendizagem. Anima-nos a procurar o lado positivo de cada situação e a usá-lo em benefício dos outros e nosso. Para o ano queremos ter outra vez o André entre nós. Ele ajuda-nos a situarmo-nos e a dar sentido à vida. Obrigada, André, até para o ano! :)
No dia 23 de Abril
realizou-se, no Castelo de Alter, o lançamento de dois trabalhos, o “Roteiro
Abelterium”, uma viagem por Alter do Chão e pela sua gastronomia, e “TenenteManuel
Henriques, uma vida de mudanças”, que pretende perpetuar a passagem do Sr.
Tenente pela EPDRAC, o seu espírito dinâmico, positivo, sempre pronto a passar do
projecto à prática.
O lançamento dos trabalhos integra-se
num projeto do intercâmbio linguístico, histórico e cultural desenvolvido entre
o Colégio Letrinhas, de Cabo Verde, e a EPDRAC, que tem como objetivo a promoção
da convivência, do desenvolvimento de opiniões próprias, da tolerância e do
espírito crítico.
Por sua vez, este projecto enquadra-se
num outro projetodo Colégio Letrinhas, de âmbito muito mais lato e muito mais profundo que visa integrar
todos os alunos, através da descoberta dos “pontos fortes”
de cada um, do que gostam e para que têm apetência (desenho, escrita,
fotografia, culinária, TIC…), criando depois EFETIVAMENTE projetos para os
quais cada um participa com a “sua habilidade”. As “estórias com História” I e II,
anteriormente lançadas, e o “Roteiro Abelterium”, são produtos disso.
Em Abril, o Colégio
Letrinhas trouxe a Alter do Chão um grupo de cinco alunos que puderam contactar
de perto connosco, reconhecer e visitar os locais descritos no Roteiro,
distrair-se nas Feiras do Cavalo e Agropecuária que então decorriam, para além
de assistirem ao Leilão da Coudelaria.
Da EPDRAC, este ano participaram os alunos do CEF de Tratador e Desbastador de Equinos, o Henrique, o João e o Miguel, do 9º ano, com a história do Sr. Tenente, e o Tomás, do 8º ano, com um poema da sua autoria. Queremos continuar o intercâmbio.
A EPDRAC, como o Colégio Letrinhas, cria projectos para cuja realização os
alunos desenvolvem todo o tipo de tarefas necessárias. Em áreas diferentes, o objetivo é o mesmo. E vamos tentar retribuir
a visita, no próximo ano, quando fizermos a apresentação do "trabalho que se
segue" 😖.
O projeto con.raízes nasceu no âmbito da Rede
Interconcelhia de Bibliotecas Escolares que integra as escolas dos concelhos de
Alter do Chão, do Crato, do Gavião e de Nisa.
Este projecto consiste na recolha e recriação de
manifestações do património cultural dos concelhos englobados por esta rede
(lendas, artesanato, gastronomia,…) e tem como objectivos valorizar
manifestações do património cultural, contribuir para a salvaguarda da memória
dos usos e costumes das populações, valorizar a transmissão do património
imaterial local às novas gerações, bem como desenvolver a oralidade e o gosto
pela leitura e pela escrita, para além de promover o convívio entre alunos dos
diferentes concelhos envolvidos. Está prevista a realização de um encontro por
ano e por concelho, ao longo de quatro anos letivos.
O 1º encontro teve lugar no dia 20 de Março, na Sala
dos Trens da Coudelaria de Alter e foi organizado pela biblioteca da EPDRAC. O Programa desenrolou-se
entre as 10.30h, com a Receção às escolas, e as 16.00h, e contou com a visita
guiada à Coudelaria, uma atividade hípica para os alunos que quisessem
experimentar fazer um pouco de volteio a cavalo, a apresentação da lenda O Dia da Sereia, de José Jorge Letria, por
Luís Ensinas Nunes, e a apresentação das lendas pelos alunos das escolas do Crato,
a Lenda de Flor da Rosa, de Nisa, a Lenda da Safra da Moura, e de Alter do
Chão, a Lenda da Ponte de Vila Formosa, e da
EPDRAC, a Lenda dos doze melhores de
Alter.
As escolas envolvidas contaram com o apoio de diversas
entidades, como as respectivas Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia. A
EPDRAC para além do apoio fundamental destas entidades, contou também com o
apoio da Coudelaria de Alter, que disponibilizou a Sala dos Trens e ofereceu a
visita guiada pela Inês, da Câmara Municipal de Portalegre, a quem devemos a
presença do Diretor da Biblioteca Municipal, dos AE de Monforte e do Crato, bem
como do Rancho “As Ceifeiras” de Alter, que emprestaram os fatos para recriação
de época; o Tiago emprestou as espadas. O canal “Sol e Toiros” fez a
reportagem (https://www.facebook.com/soletoiros/videos/1702837443088520/).
A “Lenda dos
Doze Melhores de Alter” foi apresentada pelos alunos do 2º ano TGE do 1º ano TGE e TPA, que
também organizaram o cenário da lenda; o volteio a cavalo foi possível devido à
colaboração do professor Isalindo Lourenço e de alunos do 2º ano TGE. O Prof. Isalindo
Lourenço, o Miguel Pirra e o Pedro Moisés montaram o cenário na Casa dos Trens,
o oitavo ano desmontou-o. Foi PRECIOSO o apoio da Professora Bibliotecária do AE do Crato e contei também com o da Coordenadora da Rede Interconcelhia .