26 outubro 2020

MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

 Em Outubro celebra-se o MIBE. O tema deste ano é Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar, em que a biblioteca da EPDRAC está perfeitamente enquadrada. Diz a RBE, relativamente ao tema escolhido, que "A biblioteca escolar, assumindo a missão de servir a comunidade, é convidada a celebrar neste mês os caminhos que vai descobrindo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens."

Um dos pontos fortes do nossos Plano Anual de Atividades incide exatamente no apoio aos nossos alunos na descoberta desses caminhos. Porque são jovens e, muitos deles, porque residem em Alter durante o ano letivo, sem as famílias.

Para isso contamos com a colaboração dos nossos parceiros, que desenvolvem ações de esclarecimento e se disponibilizam para os apoiar para além destas sessões.

Agradecemos-lhes todo o apoio e colaboração!

ESTIVEMOS COM O ANDRÉ FERNANDES NA EPDRAC!!!


Hoje tivemos o André Fernandes novamente na EPDRAC, para conversar com os nossos alunos. Eles gostam, o que o André lhes diz "toca-os". É bom terem alguém jovem que lhes dá resposta a inquietações e dúvidas. O André “descomplica” o complicado.

Este ano pedimos-lhe para vir no Dia da Biblioteca Escolar, integrada no MIBE, Mês Internacional da Biblioteca Escolar. 

O André conversou com os 11º e 12º anos, cerca de 70 alunos divididos em dois grupos, e com os professores que os acompanhavam. Foi no pavilhão de EF, agora improvisado para aulas, para permitir o distanciamento necessário. 

E a conversa escorreu, fácil. Alunos e professores puseram questões, falaram das suas experiências. No fim, grupos mais pequenos de alunos e de professores ficaram a conversar com o André

Ele vai voltar😉 !

01 outubro 2020

PALAVRAS&Cª - EDIÇÃO DE SETEMBRO

O Palavras&Cª, jornal bianual da EPDRAC, sai tradicionalmente pelo Natal e pela feira de Abril. Este ano não foi oportuno lançar a edição de Abril, devido ao confinamento. Decidimos por isso fazer uma edição especial no início do ano letivo, a fim de dar as boas vindas a todos os alunos e professores, principalmente aos que estão de novo na EPDRAC, para ficarem a conhecer o que por aqui fazemos. 
E fazemos coisas muito boas! 


(ligação para o jornal)

15 abril 2020

COMO CORRE A ESCOLA ONLINE?

Um mês depois do início da quarentena, como têm decorrido as aulas online?

A EPDRAC adaptou as orientações provenientes do ME/DGE às características da escola e dos cursos CEF e Profissionais, em que cerca de 50% das atividades letivas são de teor prático e incompatível com aulas online. Foi por isso dada prioridade às disciplinas e aulas de caráter mais teórico.  

Os professores tiveram liberdade para escolher a forma como podem dar as aulas, desde que sejam síncronas com regularidade, a fim de melhor poderem acompanhar os alunos e a sua participação e evolução. Em poucos dias, adaptaram os planos de aulas presenciais a aulas digitais. 

Para as atividades letivas a plataforma Zoom está a ser a mais utilizada; para a entrega de trabalhos, o email é o preferido. Também o Whatsapp é pontualmente utilizado.

Os alunos tiveram de criar as condições necessárias para assistirem às aulas, para fazerem os trabalhos, … por vezes para vários estudantes ao mesmo tempo na mesma casa, nos casos de vários filhos.


Este tem sido um processo verdadeiramente desafiador para todos, professores, alunos, pais e escola. Estamos a adaptar-nos e a descobrir soluções.

ESTAMOS A ANDAR! 😀


20 março 2020

ESTAMOS DE QUARENTENA !


A EPDRAC, a exemplo de todas as outras escolas, teve de interromper, quem sabe se terminar para este ano letivo, as aulas presenciais.

Com mais razões se calhar o fazemos nós, já que a maioria dos nossos alunos vem de todos os cantos do país e alguns estão alojados em casas de pessoas de mais idade, exatamente o grupo mais vulnerável à doença.

Ainda não sabemos - ninguém sabe - que medidas vão ser tomadas para permitir que os alunos, principalmente os que terminam este ano os seus cursos, CEF ou Profissional, façam Formação em Contexto de Trabalho (FCT). Por um lado, eles não podem ser prejudicados por algo de que não têm a responsabilidade; por outro lado, a FCT é a MARCA dos cursos profissionais, o que realmente faz a diferença em relação aos outros cursos. 

Vamos aguardar e esperar que sejam adotadas as melhores soluções.


11 fevereiro 2020

DIA DA INTERNET MAIS SEGURA 2020

Comemora-se hoje, dia 11 de Fevereiro, o Dia da Internet mais segura.


Nunca é demais lembrarmo-nos de que a Internet, além de um poderosíssimo aliado, com possibilidades quase inesgotáveis, pode representar também um enorme perigo, quando utilizado com a finalidade de prejudicar ou "atacar" pessoas.
Hoje, para nos falar sobre literacia digital, que nos ensina a navegar na internet tirando dela o maior proveito possível com o máximo de segurança, esteve connosco Jorge Borges, um dos criadores do MILD, Manual de Instruções da Literacia Digital.
A sessão na EPDRAC está disponível no Biblio Tubers e está também presente no blogue de Jorge Borges TIC, Educação e Web.
Obrigada por terem estado connosco na EPDRAC, é sempre muito bom termos oportunidades de aprender, pois como diz o nosso convidado, Quem sabe está sempre à frente.