21 fevereiro 2019

SENSIBILIZAÇÃO PARA OS EFEITOS DO CONSUMO DE ÁLCOOL E DROGAS

Por iniciativa conjunta da Escola Segura e da EPDRAC, teve hoje lugar uma sessão de sensibilização para as consequências do consumo de álcool e drogas.

Estiveram na escola o Sargento Otávio Tavares e o Cabo Vítor Tavares, que fizeram a sessão para 
os alunos do 12º ano, reunidos na biblioteca. 
Já todos tinham certamente ouvido falar sobre este tema através das sucessivas ações desenvolvidas pelas escolas por onde foram passando. Mas nunca são demais, se tivermos em conta a quantidade de jovens que consomem, mesmo sabendo as consequências a que estão sujeitos.
A sensibilização teve início no "antes" e no "depois" da cantora Amy Winehouse, encontrada morta no seu apartamento aos 27 anos de idade, atribuindo-se a causa a ingestão de excesso de álcool.
TC
#BiblioEPDRAC   

20 fevereiro 2019

MÊS DOS AFETOS 2019

Todos os anos aproveitamos a celebração do "Dia de São Valentim" para lembrar que há regras para a vivência do amor e da sexualidade, de forma a não contraírmos doenças, a não perdermos o controlo dos nossos atos e a dar significado ao amor.

Como habitualmente, este é um projecto conjunto da ULSNA de Alter do Chão com a colaboração da enfermeira Ana Paula e este ano começámos pelo 8º e pelo 12º ano.
Na sessão do 8º ano esteve a dar apoio o estagiário Francisco Freitas, aluno de enfermagem no IPP, e foram abordados temas de educação sexual e de cuidados a ter para evitar as IST. 
No 12º ano fizemos uma sessão de cinema seguida de debate. A ideia era alertar para o facto de que muitas vezes é devido a consumos em excesso de álcool e/ou drogas, que tomamos atitudes e cometemos erros de que depois nos arrependemos ou de que nem sequer nos lembramos (dependendo do grau dos excessos). 
Os alunos participaram bem, num tema polémico mas que os toca, e a discussão foi animada: será que a afetividade continua a ser o motor da sexualidade? Será que é consentido o ato sexual em que um dos intervenientes não tem consciência dos seus atos? Não poderá antes ser considerado violação? A conclusão da discussão aponta para isso e para que continua a haver a procura de uma relação afetiva estável, mas que a interferência de outros fatores pode levar a atitudes menos saudáveis psíquica e fisicamente. 
Esperamos que os nossos alunos tenham compreendido bem a importância das companhias certas e de manterem em todas as circunstâncias o pleno domínio dos seus atos.
#BiblioEPDRAC                                                                                                                                          TC

08 fevereiro 2019

PEGADA DIGITAL DA EPDRAC

Está criada a "PEGADA DIGITAL " da EPDRAC: 



A partir dela temos ligação aos vários instrumentos de publicação digital da escola, basta carregar nos respectivos links. Visitem, sigam. Assim poderão estar sempre a par do que se passa na EPDRAC. 

#BiblioEPDRAC

05 fevereiro 2019

DIA DA INTERNET SEGURA

Comemora-se a 5 de Fevereiro o "Dia da Internet Segura". 
É impensável nos dias de hoje viver (sobreviver, para muitos, principalmente jovens) sem Internet: usamo-la para trabalhar, para estudar, para fazer publicidade, para fazer compras, para criar ou aderir a movimentos políticos e cívicos, para estar nas redes sociais, para criar grupos familiares e de amigos, para saber o que se passa no mundo, para ouvir música, ver filmes, jogar,... um sem fim de utilizações.


E sabemos usá-la com segurança? Sabemos que tipos de páginas podemos pesquisar? Sabemos que amigos podemos aceitar? Sabemos que mensagens é seguro mandar? Vamos refletir um pouco sobre isto na EPDRAC, durante este mês de Fevereiro. 


Mas este tema abrange-nos a todos, aos filhos, e, tanto ou mais ainda, aos pais: SABEMOS ORIENTAR OS NOSSOS FILHOS QUANDO ESTÃO NA INTERNET????... Eles são muito mais autónomos do que nós, e acham que sabem tudo: mas saberão mesmo???? 


Há alguns portais que podem ajudar-nos, a pais e a filhos, a utilizar a internet. "Percamos" um pouco de tempo a explorá-los. Estes, podemos... DEVEMOS! Podem servir-nos de apoio, esclarecendo-nos, e de diversão. Ficam aqui duas ligações:

                                SEGURANET           MILD                      #BiblioEPDRAC                                                                     TC

27 janeiro 2019

27 de Janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


A Organização das Nações Unidas (ONU) todos os anos escolhe um tema para esta data. Em 2019 será a vez de refletir sobre a defesa dos Direitos Humanos a todos aqueles que foram vítimas desta matança.
Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores do regime nazi, entre muitos outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. A data de 27 de janeiro foi escolhida para esta celebração por ter sido neste dia que, em 1945, teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, localizado na Polónia, pelas tropas da União Soviética. Atualmente, o local está aberto a visitas. Em Portugal, como em vários países do mundo, governos, escolas e associações judaicas realizam palestras e exposições com o objetivo de fazer com que o horror nazi não caia no esquecimento e não se repita.

Dia Europeu da Memória das Vítimas dos regimes  Estalinista e Nazi
Mas não foi só o regime Nazi que ficou marcado pelo holocausto. Os regimes comunistas também ficaram marcados por outros holocaustos, que mataram muitos milhões de pessoas.
Por isso, a 23 de agosto celebra-se o Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo.
Este dia, também denominado de “Dia da Fita Preta”, é um dia de tributo a todas as vítimas dos regimes autoritários e totalitários.
É celebrado todos os anos na Europa depois de em 2008 se ter assinado a Declaração de Praga sobre Consciência Europeia e Comunismo. Foi com esta declaração que o Parlamento Europeu instituiu esta data como um dia a ser celebrado anualmente com dignidade e imparcialidade, para homenagear as vítimas das deportações e dos extermínios em massa na Europa.

FICA AQUI, PARA LEMBRAR QUE DEPENDE DE CADA UM NÓS QUE NÃO VOLTE A ACONTECER!


22 novembro 2018


DIA EUROPEU DOS ANTIBIÓTICOS
Uma iniciativa da UE no domínio da saúde




18 de Novembro foi a data escolhida pela União Europeia para a sensibilização para os perigos da utilização incorrecta de antibióticos.

Na EPDRAC estiveram elementos das ULSNA, Unidades Locais de Saúde do Norte Alentejano, de Portalegre (Sra. Dra. Margarida Silva), Elvas (Sra. Dra. Mª de Lurdes Santos) e Ponte de Sor (Sr. Enf. Rui Farinha), que expuseram as preocupações actualmente existentes relativamente a este tema.
Chamaram a atenção para:
- a necessidade dos cuidados de higiene a fim de evitar a propagação de doenças
- os medicamentos adequados a cada tipo de doença: febre – antipiréticos; provocadas por vírus – anti-inflamatórios;  provocadas por bactérias – antibióticos.
- a sobre utilização de medicamentos, que provoca imunidade, matando neste momento 25 mil pessoas anualmente na Europa e que em 2050 poderá matar 20 milhões.
- a ingestão de medicamentos ou desinfestantes através dos alimentos, carne ou vegetais, os primeiros por terem sido administrados a animais que posteriormente são abatidos para os talhos, os últimos por aplicação em vegetais que seguidamente foram colhidos e vendidos  sem respeitar o espaço de tempo necessário para serem eliminados nos alimentos.

Não nos podemos também esquecer de que “ Os produtos farmacêuticos compreendem um diverso grupo de substâncias químicas usadas na medicina veterinária, na agricultura e na saúde humana. Muitas destas substâncias, com baixos índices de degradação, acumulam-se no ambiente, onde podem ter efeitos nefastos, designada-mente ao nível da saúde humana.[i], pelo que o seu uso deve ser feito conscientemente (por ex.: inutilizar um medicamento deitando-o "pelo cano abaixo", na verdade não é inutilizá-lo, é provocar a sua entrada no ciclo ambiental; entregue-o antes numa farmácia para ser destruído, se estiver fora de validade, ou numa instituição que lhe dê bom uso, evitando gastos a pessoas necessitadas).

#BiblioEPDRAC


[i] Seminário “Resíduos de antibióticos e outros fármacos no ambiente UP, 28/01/2018, http://www.porto.ucp.pt/newsletter/arquivo2011/n55/docs/ANTIBRESIST.pdf

02 novembro 2018

MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, celebrado a 22 de Outubro.A BE da EPDRAC convidou as várias turmas da escola a vir à bilbioteca, acompanhadas pelas professoras de Português."Apresentou" a biblioteca, convidou os alunos a vir trabalhar, a vir ler ou jogar, ouvir música ou conversar quando isso não perturbasse ninguém... Explicou porque é que há regras a respeitar e disse que estava ali para apoiar quando precisassem de ajuda.Depois apresentou em traços largos o Plano para este ano letivo e disse que iria convidar os alunos para participar nas atividades de que gostassem mais, esperando que todos escolhessem pelo menos uma atividade.



#BiblioEPDRAC
#mibe_2018

31 outubro 2018

A EPDRAC a candidatar-se ao "Movimento 14-20 a Ler"


A EPDRAC gosta de desenvolver projetos, quer sejam criados por nós, quer sejam criados por outras entidades.
Desta vez queremos estar no "Movimento 14-20 a Ler", uma iniciativa do PNL com o objetivo de "criar novos públicos para a leitura entre os jovens de 14 a 20 anos".
Encontrámos na turma do 10º ano do curso de Técnico de Produção Agropecuária uma grande vontade de participar na candidatura. 
Este é o vídeo criado por alguns dos alunos. Nós gostamos. Esperamos que o "Movimento 14-20 a Ler" também goste! :)  

#MovimentoEPDRAC #BiblioEPDRAC

22 junho 2018

RE-DISCOVERY OF HORSES EM RETA FINAL

ENCONTROS NA DINAMARCA

Entre 28 de Maio e 1 de Junho estivemos na Dinamarca para o 6º e último Encontro de Curta Duração e, de 1 a 3 de Junho, o 3º Encontro Transnacional de professores, para avaliação e balanço de tudo o que os participantes dos países beneficiaram durante estes 3 anos. A escola anfitriã foi a Ranum Efterskole College, que fica em Ranum, na zona costeira do norte da Dinamarca. O tempo estava invulgarmente bom e quente, mesmo para os participantes do sul da Europa.   
Ficámos instalados no resort Landal, a cerca de 3km de Ranum. Os dias começavam às 7hs da manhã, com o transporte para o pequeno almoço na escola, a que se seguia o programa do dia.
Com a EPDRAC foram a Catarina Braço Forte, a Maria Saraiva, o João Duros, a Ana Conchinha e o Tomás Afonso, estes últimos pela boa colaboração que deram no ano passado durante o encontro em Alter do Chão do projeto “Making the difference”.
Durante o encontro de alunos e professores houve várias oportunidades de interação entre os alunos, desde uma prova de orientação em que as equipas, formadas por alunos do mesmo país, tinham de encontrar peças de um puzzle que formavam cópias de quadros de pintores famosos, os habituais jogos entre equipas multinacionais, os “icebreaker”, muito movimentados e que contribuíram mesmo para que os elementos de cada equipa ficassem a conhecer-se, até às atividades de aprendizagem, a festa de despedida e as refeições (os almoços eram piqenique quando estávamos em visitas), com  jantares deliciosos: não é em vão que o refeitório de uma escola tem um chefe a dirigi-lo J !
No âmbito cultural do encontro visitámos o Museu Moesgaard, de arqueologia e etnografia, em Aarhus, que é um museu interactivo que deixa encantada qualquer pessoa menos entusiasta da pré-história; estivemos no parque/reserva, onde os gamos abundam e cercam os visitantes sem vergonha nenhuma (principalmente se lhes cheira a fruta, como aconteceu com a professora Vera, que acabou por deixar a um deles a maçã que trazia); ainda em Aarhus seguimos para a “Old town”, um museu que é a recriação de ambientes de cidade em três épocas diferentes: meados do séc. XIX, a que está mais e melhor representada, anos 20 e anos 70 do séc. XX; para a reconstituição trouxeram de toda a Dinamarca antigas construções, que ali foram reerguidas por entre os jardins do museu, formando uma pequena cidade dentro da cidade. 
Diretamente relacionada com o tema do projeto, “cavalos”, tivemos a oportunidade de visitar a Helgstrand Dressage, do cavaleiro olímpico Andreas Helgstrand, em Vodskov (https://www.youtube.com/watch?v=EEdDo03ZNL8), uma “máquina de empreendedorismo no mundo da equitação que deixou os alunos de TGE, principalmente, encantados; daí seguimos para Longstrup, uma praia que está a desaparecer no mar, porque as arribas estão a desmoronar-se. Já desapareceram parte da aldeia e a igreja, o farol está em risco de seguir o mesmo caminho.

A quinta feira foi toda dedicada às apresentações; o tema do encontro era a Arte, o mais possível relacionada com o cavalo. As atividades foram variadas. Portugal apresentou um trabalho sobre fado e um puzzle. A actividade da Alemanha, guardada para o fim do dia, foi a reconstituição, feita por uma equipa formada por alunos de todos os países, de um cavalo em madeira que ia em peças separadas. E houve jogos para todos, porque coincidiu com o final do ano lectivo do colégio. Depois foi o jantar e a festa de despedida. No dia seguinte vimos o filme do projecto, com fotografias tiradas ao longo destes 3 anos.

Nesse dia à tarde começava o 3º Encontro Transnacional de Professores, para avaliação do projeto, que foi, no geral, muito positiva. Coordenar uma equipa constituída por 9 países, 9 coordenadores, a maioria dos quais não se conhecia, distribuir temas e tarefas, e "pôr tudo a funcionar", não foi certamente fácil. Mas correu muito bem e todos os participantes colaboraram e deram o seu melhor para que resultasse.
Ainda tivemos oportunidade de visitar Skagen, uma cidade portuária no extremo norte da Dinamarca, e um dos poucos e recentes produtores de vinho dinamarquês, Glenholm Vingard , na região de Ranum.
Entretanto, os nossos alunos, acompanhados pela professora Vera, esperaram em Billund o final do último encontro de professores. E aproveitaram bem, visitando a Cidade do Lego (Legoland), onde passaram um dia animadíssimo.

Aqui, como no encontro na Alemanha, impressionou-me agradavelmente a “leveza do ambiente”, tudo verde e plano, povoações de pequenas dimensões e casas de um só piso, maioritariamente pré-fabricadas, separadas por jardins, muitos jardins muito bem cuidados. Auto-estradas? Muito poucas (sempre a mesma?)! muitas estradas relativamente estreitas, sempre com pistas para bicicletas dos dois lados (a bicicleta era o meio de transporte dominante).

A Dinamarca deixa, creio que para toda a equipa Portuguesa, uma óptima lembrança!
O Re-discovery of Horses também! Venha o projeto que se segue! Fiquemos com o vídeo do projeto, da autoria da Espanha :)                                                                                                                     TC
#BiblioEPDRAC




Palavras&Cª. Abril de 2024