27 janeiro 2019

27 de Janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


A Organização das Nações Unidas (ONU) todos os anos escolhe um tema para esta data. Em 2019 será a vez de refletir sobre a defesa dos Direitos Humanos a todos aqueles que foram vítimas desta matança.
Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores do regime nazi, entre muitos outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. A data de 27 de janeiro foi escolhida para esta celebração por ter sido neste dia que, em 1945, teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, localizado na Polónia, pelas tropas da União Soviética. Atualmente, o local está aberto a visitas. Em Portugal, como em vários países do mundo, governos, escolas e associações judaicas realizam palestras e exposições com o objetivo de fazer com que o horror nazi não caia no esquecimento e não se repita.

Dia Europeu da Memória das Vítimas dos regimes  Estalinista e Nazi
Mas não foi só o regime Nazi que ficou marcado pelo holocausto. Os regimes comunistas também ficaram marcados por outros holocaustos, que mataram muitos milhões de pessoas.
Por isso, a 23 de agosto celebra-se o Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo.
Este dia, também denominado de “Dia da Fita Preta”, é um dia de tributo a todas as vítimas dos regimes autoritários e totalitários.
É celebrado todos os anos na Europa depois de em 2008 se ter assinado a Declaração de Praga sobre Consciência Europeia e Comunismo. Foi com esta declaração que o Parlamento Europeu instituiu esta data como um dia a ser celebrado anualmente com dignidade e imparcialidade, para homenagear as vítimas das deportações e dos extermínios em massa na Europa.

FICA AQUI, PARA LEMBRAR QUE DEPENDE DE CADA UM NÓS QUE NÃO VOLTE A ACONTECER!


22 novembro 2018


DIA EUROPEU DOS ANTIBIÓTICOS
Uma iniciativa da UE no domínio da saúde




18 de Novembro foi a data escolhida pela União Europeia para a sensibilização para os perigos da utilização incorrecta de antibióticos.

Na EPDRAC estiveram elementos das ULSNA, Unidades Locais de Saúde do Norte Alentejano, de Portalegre (Sra. Dra. Margarida Silva), Elvas (Sra. Dra. Mª de Lurdes Santos) e Ponte de Sor (Sr. Enf. Rui Farinha), que expuseram as preocupações actualmente existentes relativamente a este tema.
Chamaram a atenção para:
- a necessidade dos cuidados de higiene a fim de evitar a propagação de doenças
- os medicamentos adequados a cada tipo de doença: febre – antipiréticos; provocadas por vírus – anti-inflamatórios;  provocadas por bactérias – antibióticos.
- a sobre utilização de medicamentos, que provoca imunidade, matando neste momento 25 mil pessoas anualmente na Europa e que em 2050 poderá matar 20 milhões.
- a ingestão de medicamentos ou desinfestantes através dos alimentos, carne ou vegetais, os primeiros por terem sido administrados a animais que posteriormente são abatidos para os talhos, os últimos por aplicação em vegetais que seguidamente foram colhidos e vendidos  sem respeitar o espaço de tempo necessário para serem eliminados nos alimentos.

Não nos podemos também esquecer de que “ Os produtos farmacêuticos compreendem um diverso grupo de substâncias químicas usadas na medicina veterinária, na agricultura e na saúde humana. Muitas destas substâncias, com baixos índices de degradação, acumulam-se no ambiente, onde podem ter efeitos nefastos, designada-mente ao nível da saúde humana.[i], pelo que o seu uso deve ser feito conscientemente (por ex.: inutilizar um medicamento deitando-o "pelo cano abaixo", na verdade não é inutilizá-lo, é provocar a sua entrada no ciclo ambiental; entregue-o antes numa farmácia para ser destruído, se estiver fora de validade, ou numa instituição que lhe dê bom uso, evitando gastos a pessoas necessitadas).

#BiblioEPDRAC


[i] Seminário “Resíduos de antibióticos e outros fármacos no ambiente UP, 28/01/2018, http://www.porto.ucp.pt/newsletter/arquivo2011/n55/docs/ANTIBRESIST.pdf

02 novembro 2018

MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, celebrado a 22 de Outubro.A BE da EPDRAC convidou as várias turmas da escola a vir à bilbioteca, acompanhadas pelas professoras de Português."Apresentou" a biblioteca, convidou os alunos a vir trabalhar, a vir ler ou jogar, ouvir música ou conversar quando isso não perturbasse ninguém... Explicou porque é que há regras a respeitar e disse que estava ali para apoiar quando precisassem de ajuda.Depois apresentou em traços largos o Plano para este ano letivo e disse que iria convidar os alunos para participar nas atividades de que gostassem mais, esperando que todos escolhessem pelo menos uma atividade.



#BiblioEPDRAC
#mibe_2018

31 outubro 2018

A EPDRAC a candidatar-se ao "Movimento 14-20 a Ler"


A EPDRAC gosta de desenvolver projetos, quer sejam criados por nós, quer sejam criados por outras entidades.
Desta vez queremos estar no "Movimento 14-20 a Ler", uma iniciativa do PNL com o objetivo de "criar novos públicos para a leitura entre os jovens de 14 a 20 anos".
Encontrámos na turma do 10º ano do curso de Técnico de Produção Agropecuária uma grande vontade de participar na candidatura. 
Este é o vídeo criado por alguns dos alunos. Nós gostamos. Esperamos que o "Movimento 14-20 a Ler" também goste! :)  

#MovimentoEPDRAC #BiblioEPDRAC

22 junho 2018

RE-DISCOVERY OF HORSES EM RETA FINAL

ENCONTROS NA DINAMARCA

Entre 28 de Maio e 1 de Junho estivemos na Dinamarca para o 6º e último Encontro de Curta Duração e, de 1 a 3 de Junho, o 3º Encontro Transnacional de professores, para avaliação e balanço de tudo o que os participantes dos países beneficiaram durante estes 3 anos. A escola anfitriã foi a Ranum Efterskole College, que fica em Ranum, na zona costeira do norte da Dinamarca. O tempo estava invulgarmente bom e quente, mesmo para os participantes do sul da Europa.   
Ficámos instalados no resort Landal, a cerca de 3km de Ranum. Os dias começavam às 7hs da manhã, com o transporte para o pequeno almoço na escola, a que se seguia o programa do dia.
Com a EPDRAC foram a Catarina Braço Forte, a Maria Saraiva, o João Duros, a Ana Conchinha e o Tomás Afonso, estes últimos pela boa colaboração que deram no ano passado durante o encontro em Alter do Chão do projeto “Making the difference”.
Durante o encontro de alunos e professores houve várias oportunidades de interação entre os alunos, desde uma prova de orientação em que as equipas, formadas por alunos do mesmo país, tinham de encontrar peças de um puzzle que formavam cópias de quadros de pintores famosos, os habituais jogos entre equipas multinacionais, os “icebreaker”, muito movimentados e que contribuíram mesmo para que os elementos de cada equipa ficassem a conhecer-se, até às atividades de aprendizagem, a festa de despedida e as refeições (os almoços eram piqenique quando estávamos em visitas), com  jantares deliciosos: não é em vão que o refeitório de uma escola tem um chefe a dirigi-lo J !
No âmbito cultural do encontro visitámos o Museu Moesgaard, de arqueologia e etnografia, em Aarhus, que é um museu interactivo que deixa encantada qualquer pessoa menos entusiasta da pré-história; estivemos no parque/reserva, onde os gamos abundam e cercam os visitantes sem vergonha nenhuma (principalmente se lhes cheira a fruta, como aconteceu com a professora Vera, que acabou por deixar a um deles a maçã que trazia); ainda em Aarhus seguimos para a “Old town”, um museu que é a recriação de ambientes de cidade em três épocas diferentes: meados do séc. XIX, a que está mais e melhor representada, anos 20 e anos 70 do séc. XX; para a reconstituição trouxeram de toda a Dinamarca antigas construções, que ali foram reerguidas por entre os jardins do museu, formando uma pequena cidade dentro da cidade. 
Diretamente relacionada com o tema do projeto, “cavalos”, tivemos a oportunidade de visitar a Helgstrand Dressage, do cavaleiro olímpico Andreas Helgstrand, em Vodskov (https://www.youtube.com/watch?v=EEdDo03ZNL8), uma “máquina de empreendedorismo no mundo da equitação que deixou os alunos de TGE, principalmente, encantados; daí seguimos para Longstrup, uma praia que está a desaparecer no mar, porque as arribas estão a desmoronar-se. Já desapareceram parte da aldeia e a igreja, o farol está em risco de seguir o mesmo caminho.

A quinta feira foi toda dedicada às apresentações; o tema do encontro era a Arte, o mais possível relacionada com o cavalo. As atividades foram variadas. Portugal apresentou um trabalho sobre fado e um puzzle. A actividade da Alemanha, guardada para o fim do dia, foi a reconstituição, feita por uma equipa formada por alunos de todos os países, de um cavalo em madeira que ia em peças separadas. E houve jogos para todos, porque coincidiu com o final do ano lectivo do colégio. Depois foi o jantar e a festa de despedida. No dia seguinte vimos o filme do projecto, com fotografias tiradas ao longo destes 3 anos.

Nesse dia à tarde começava o 3º Encontro Transnacional de Professores, para avaliação do projeto, que foi, no geral, muito positiva. Coordenar uma equipa constituída por 9 países, 9 coordenadores, a maioria dos quais não se conhecia, distribuir temas e tarefas, e "pôr tudo a funcionar", não foi certamente fácil. Mas correu muito bem e todos os participantes colaboraram e deram o seu melhor para que resultasse.
Ainda tivemos oportunidade de visitar Skagen, uma cidade portuária no extremo norte da Dinamarca, e um dos poucos e recentes produtores de vinho dinamarquês, Glenholm Vingard , na região de Ranum.
Entretanto, os nossos alunos, acompanhados pela professora Vera, esperaram em Billund o final do último encontro de professores. E aproveitaram bem, visitando a Cidade do Lego (Legoland), onde passaram um dia animadíssimo.

Aqui, como no encontro na Alemanha, impressionou-me agradavelmente a “leveza do ambiente”, tudo verde e plano, povoações de pequenas dimensões e casas de um só piso, maioritariamente pré-fabricadas, separadas por jardins, muitos jardins muito bem cuidados. Auto-estradas? Muito poucas (sempre a mesma?)! muitas estradas relativamente estreitas, sempre com pistas para bicicletas dos dois lados (a bicicleta era o meio de transporte dominante).

A Dinamarca deixa, creio que para toda a equipa Portuguesa, uma óptima lembrança!
O Re-discovery of Horses também! Venha o projeto que se segue! Fiquemos com o vídeo do projeto, da autoria da Espanha :)                                                                                                                     TC
#BiblioEPDRAC




02 maio 2018

ANDRÉ FERNANDES NA EPDRAC


Hoje tivemos o André na EPDRAC. Gostámos muito de o ouvir, alunos e professores, e teríamos ficado ali muito mais tempo, se tivéssemos podido. O André acredita que nada acontece por acaso e que a vida é uma constante aprendizagem. Anima-nos a procurar o lado positivo de cada situação e a usá-lo em benefício dos outros e nosso.
Para o ano queremos ter outra vez o André entre nós. Ele ajuda-nos a situarmo-nos e a dar sentido à vida. 
Obrigada, André, até para o ano! :)  

INTERCÂMBIO COLÉGIO LETRINHAS-EPDRAC


No dia 23 de Abril realizou-se, no Castelo de Alter, o lançamento de dois trabalhos, o “Roteiro Abelterium”, uma viagem por Alter do Chão e pela sua gastronomia, e “Tenente Manuel Henriques, uma vida de mudanças”, que pretende perpetuar a passagem do Sr. Tenente pela EPDRAC, o seu espírito dinâmico, positivo, sempre pronto a passar do projecto à prática.
O lançamento dos trabalhos integra-se num projeto do intercâmbio linguístico, histórico e cultural desenvolvido entre o Colégio Letrinhas, de Cabo Verde, e a EPDRAC, que tem como objetivo a promoção da convivência, do desenvolvimento de opiniões próprias, da tolerância e do espírito crítico.
Por sua vez, este projecto enquadra-se num outro projeto do Colégio Letrinhas, de âmbito muito mais lato e muito mais profundo que visa integrar todos os alunos, através da descoberta dos “pontos fortes” de cada um, do que gostam e para que têm apetência (desenho, escrita, fotografia, culinária, TIC…), criando depois EFETIVAMENTE projetos para os quais cada um participa com a “sua habilidade”. As “estórias com História” I e II, anteriormente lançadas, e o “Roteiro Abelterium”, são produtos disso.
Em Abril, o Colégio Letrinhas trouxe a Alter do Chão um grupo de cinco alunos que puderam contactar de perto connosco, reconhecer e visitar os locais descritos no Roteiro, distrair-se nas Feiras do Cavalo e Agropecuária que então decorriam, para além de assistirem ao Leilão da Coudelaria.
Da EPDRAC, este ano participaram os alunos do CEF de Tratador e Desbastador de Equinos, o Henrique, o João e o Miguel, do 9º ano, com a história do Sr. Tenente, e o Tomás, do 8º ano, com um poema da sua autoria. Queremos continuar o intercâmbio. A EPDRAC, como o Colégio Letrinhas, cria projectos para cuja realização os alunos desenvolvem todo o tipo de tarefas necessárias. Em áreas diferentes, o objetivo é o mesmo.
E vamos tentar retribuir a visita, no próximo ano, quando fizermos a apresentação do "trabalho que se segue" 😖.
TC

#BiblioEPDRAC

Semana da Leitura - 18 e 22 de março

  10ºA/TGE