15 março 2017

NA SICÍLIA COM O ERASMUS+





Teve lugar mais um encontro transnacional do Re | Discovery of horses, desta feita em Giarre, uma cidade Sicíliana com vista para o mar e para o Monte (e o vulcão) Etna.
Esta reunião, a meio do projecto, foi muito importante para se fazer a avaliação das atividades até agora desenvolvidas e da sua influência, a nível das atitudes e resultados, nos alunos que neles participaram. Sendo sempre a participação nos encontros uma óptima e enriquecedora experiência, muito importante a nível da formação social e cultural dos alunos, foi dito que deverão participar alunos com bases a nível da língua inglesa, a língua do projecto, e que dêem alguma garantia de que a participação nos encontros se irá reflectir na forma de estar na escola. 
Como o encontro coincidiu com o Carnaval, começámos por ir a Acireale, centro do carnaval na Sicília, com corso carnavalesco e muitos visitantes. Visitámos também Noto, uma pequena cidade barroca, lindíssima, onde a pedra (calcário) é dourada nos dias de sol e cor de laranja ao pôr-do-sol, e Catânia, em que sobressai o cinzento-escuro do basalto do Etna, em calçadas e fachadas. E, como não podia deixar de ser, fizemos um percurso guiado no monte Etna, coberto de neve e em atividade. 

Entretanto, estamos a organizar a nossa participação no 4º Encontro de Curta Duração, que vai ser de 3 a 7 de Abril, em Tarragona, Espanha. Os nossos alunos estão a preparar uma apresentação para os colegas dos outros países. 



08 fevereiro 2017

FEVEREIRO, MÊS DA INTERNET SEGURA

Nunca é demais lembrar os perigos e as regras de utilização da Internet. Apesar de os conselhos serem repetitivos, é necessário relembrá-los para, pela repetição, entrarem nas cabeças e nas rotinas de TODOS nós, ADULTOS, JOVENS E CRIANÇAS. 




NÃO TE ESQUEÇAS de que "nem tudo o que vem à rede é fixe" e que deves:


03 fevereiro 2017

VÊM AÍ OS EXAMES NACIONAIS!


Começam a ficar irrequietos, os alunos do 12º ano, a querer saber o que têm de fazer para se inscrever nos Exames Nacionais e a procurar online informações sobre as universidades e os respectivos cursos. Ainda bem! O tempo passa a correr e há que decidir quais os cursos a que se querem candidatar e as disciplinas cujo exame têm de fazer, para se inscreverem nos exames, saber onde os fazer, como se vão preparar, etc., etc., etc.!
Vamos deixar aqui algumas dicas sobre datas e prazos. Se precisarem de qualquer outra informação, sabem que estamos “aqui”!

Bom trabalho, muito sucesso!


INFORMAÇÃO SOBRE EXAMES NACIONAIS

O IAVE, Instituto de Avaliação Educativa, I.P., tem a informação necessária para quem quer candidatar-se a exames: http://iave.pt/np4/home
Poderão também consultar o Guia Geral de Exames 2017:
1.    INSCRIÇÕES
a.  Prazos de inscrição:  1ª fase: 13 a 24 de fevereiro
                               2ª fase: 13 a 17 de julho 
b. Local: Os alunos dos cursos de … ensino profissional… com equiparação académica ao 12.º ano, provenientes de escolas onde não se realizam provas/exames nacionais, inscrevem-se na última escola pública que tenham frequentado OU numa escola da área dessa entidade formadora (o Agrupamento de Escolas de Alter do Chão) OU, mediante comprovativo, em escola da sua área de residência ou local de trabalho (Guia Geral Exames 2017, p.9) 
c.  OS ALUNOS QUE QUISEREM FAZER EXAME NACIONAL NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALTER DO CHÃO TÊM DE INFORMAR A EPDRAC (A DIRETORA DE TURMA OU A PROF. TERESA CASQUILHO, NA BIBLIOTECA) ATÉ AO DIA 12 DE FEVEREIRO
d. Em que provas deve inscrever-se? Isso depende da área do curso que pretende tirar :  http://www.dges.mec.pt/guias/
PESQUISA POR ÁREA DE ESTUDOS E CURSO: http://www.dges.mec.pt/guias/indarea.asp
PESQUISA POR ÍNDICE DO CURSO E INSTITUIÇÃO: http://www.dges.mec.pt/guias/indcurso.asp

2. CALENDÁRIO DOS EXAMES: http://provas.iave.pt/np4/home


COMO FAZER A PREPARAÇÃO?

Existem recursos variados, quer online quer nas livrarias, que podem ajudar a preparação dos exames; um explicador também é sempre uma boa opção, e nesse caso está na hora de se contactar um.

Dicas sobre a forma de estudar para exame:
1.    Exemplos de livrarias:
·      http://livraria.iave.pt/ (melhor preço)

2.    Apontamentos e questões online:
·      http://www.explicamat.pt/matematica-12-ano.html 

Para estudar Biologia e Geologia
·      http://netxplica.com/escola/ 

Para estudar Português:


QUE CURSO TIRAR? EM QUE INSTITUTO/UNIVERSIDADE?

1.     Sobre informações sobre o ensino superior e cursos, consultar: http://www.dges.gov.pt/pt

26 janeiro 2017

UM DOODLE ENGRAÇADO, UMA HISTÓRIA PARA PENSAR

Muito do que usufruímos na Europa dos nossos dias nos "é dado de bandeja", e até exigido, como é para alguns a escolaridade obrigatória até aos 18 anos. Não foi assim para Elizabeth Coleman, não é assim ainda hoje para muitas crianças por esse mundo fora.





Elizabeth "Bessie" Coleman (26 de janeiro de 1893 – 30 de abril de 1926) foi a primeira mulher afroamericana a tornar-se piloto nos Estados Unidos e a conseguir licença como piloto internacional.
Nasceu em Atlanta, Texas. O seu pai era membro de uma tribo Cherokee, e a mãe descendente de africanos.
Elizabeth começou a aprender com livros de uma biblioteca itinerante, montada sobre um vagão, que passava pela cidade duas vezes por ano. Aos seis anos de idade ingressou numa escola para negros, que dispunha de uma única sala e onde faltavam materiais básicos, como giz ou lápis. Caminhava vários quilómetros por dia para assistir às aulas. Todos os anos interrompia os estudos, quando havia necessidade de trabalhar na colheita de algodão. No entanto, Elizabeth tornou-se uma excelente aluna.
Elizabeth concluiu o ensino secundário e ingressou na Oklahoma Colored Agricultural and Normal University (atualmente Langston University), em Langston, Oklahoma. Encontrou grandes dificuldades, em parte pelo facto de ser negra, mulher e descendente de indígenas. Por falta de dinheiro, completou apenas um período de estudos.
Aos vinte e três anos mudou para Chicago, onde trabalhou como manicure. Ali, ouvia histórias de pilotos americanos que retornavam de combates da Primeira Guerra Mundial e quis ser piloto. Com o apoio de pessoas influentes, Bessie Coleman mudou-se para França, onde finalmente realizou o sonho de se tornar piloto. Um ano depois estava de volta a Chicago e tornou-se conhecida, pois voava por todo o país em shows aéreos. Também era conhecida por incentivar jovens de ambos os sexos, fossem brancos ou negros, a perseguir seus sonhos.
Morreu aos trinta e três anos, num acidente, com seu mecânico e agente publicitário William Wills, que estava no outro assento. Coleman descolou sem utilizar o cinto de segurança, pois no dia seguinte iria realizar um salto de paraquedas e gostaria de olhar sobre a fuselagem do avião para reconhecer o terreno abaixo.
Quando os destroços do avião foram inspecionados, descobriu-se uma chave que fora esquecida no motor, provavelmente interferindo no seu funcionamento e levando o avião a não conseguir força suficiente para efetuar a manobra de giro em voo.

12 janeiro 2017

DE UMA ADOLESCENTE PARA TODOS OS ADOLESCENTES!

Estava à procura de efemérides que valesse a pena serem lembradas (sob o meu ponto de vista, CLARO! :) ) e, ligação atrás de ligação, encontrei na Bolsa de Especialistas da revista Visão uma coluna direcionada a teenagers, assinada por Benedita Mendonça, uma adolescente de 17 anos na altura em que começou a escrever (terá agora 18 anos), que gostei muito de visitar: pelos temas escolhidos e pela forma como estão escritos, que revela muita maturidade e muita leitura "por trás". 

Deixo aqui dois links, o da coluna e o de um filme sobre VIOLÊNCIA NO NAMORO, um tema que gostaria de ter tratado em aula mas que foi considerado pouco interessante pelos meus alunos, o que achei preocupante: na minha opinião, não gostam de falar em violência no namoro nem o agressor, cuja atitude não quer ver posta em causa, nem o agredido, que por vergonha não quer ver exposto o seu problema.

LÊ e VÊ... É MESMO PARA TI!

Coluna de Joana Mendonça na revista Visão
Artigo sobre violência no namoro e filme

06 janeiro 2017

LOUIS BRAILLE E O CÓDIGO QUE LIGOU OS CEGOS AO MUNDO

Louis Braille nasceu próximo de Paris, a 4 de janeiro de 1809. Seu pai era fabricante de arreios e selas. Aos três anos, Louis feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda. A infecção que se seguiu ao ferimento alastrou ao olho direito, provocando a cegueira total.
Na tentativa de que Louis tivesse uma vida o mais normal possível, os pais e o padre da paróquia matricularam-no na escola local. 
Louis tinha enorme facilidade em aprender o que ouvia. Com 10 anos ganhou uma bolsa do Institut Royal des Jeunes Aveugles de Paris (Instituto Real de Jovens Cegos de Paris), onde teve conhecimento e contacto com um método de leitura para cegos, criado pelo fundador do instituto, Valentin Haüy.
Em 1821, quando Louis Braille tinha 12 anos, Charles Barbier, capitão reformado da artilharia francesa, visitou o instituto, onde apresentou um sistema de comunicação chamado "escrita noturna", também conhecido por Serre e que mais tarde veio a ser chamado "sonografia". Tratava-se de um método de comunicação táctil que usava pontos em relevo dispostos num rectângulo com seis pontos de altura por dois de largura e que tinha aplicações práticas no campo de batalha, quando era necessário ler mensagens sem usar a luz que poderia revelar posições. 
O código era muito complexo e nos dois anos seguintes Braille esforçou-se por simplificá-lo. Por fim desenvolveu um método que utilizava 6 pontos inscritos num retângulo. Braille, em seguida, melhorou o seu próprio sistema, incluindo a notação numérica e musical. 
Em 1824, com apenas 15 anos, Louis Braille terminou o seu sistema de células com seis pontos e, em 1829, publicou o seu método exclusivo de comunicação, hoje conhecido por "código Braille", que se mantém basicamente o mesmo até hoje.
No entanto, o sistema inventado por Braille chegou a ser proibido no instituto, decisão que teve efeito contrário ao desejado, encorajando as crianças a aprendê-lo e a usá-lo em segredo. 
Com o tempo, mesmo as pessoas com visão acabaram por perceber os benefícios do novo sistema. No instituto, o novo código só foi adotado oficialmente em 1854, dois anos após a morte de Braille, a 6 de Janeiro de 1852.
Fotografia e adaptação de texto de https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Braille

01 janeiro 2017

OLD LONG SYNE - FELIZ ANO NOVO!

Auld Lang Syne, ou Old Long Syne


Should auld acquaintance be forgot
and never brought to mind?
Should auld acquaintance be forgot
and days of auld lang syne?
For auld lang syne, my dear,
for auld lang syne,
we'll take a cup of kindness yet,
for auld lang syne.
...
Este poema escocês, foi reescrito em 1788 por Robert Burns a partir do verso "Old Long Syne” impresso em 1711 por James Watson, e adaptado a uma música tradicional, muito conhecida nos países de língua inglesa e que é muitas vezes cantada para comemorar o início do ano novo. 
Há alguma dúvida se a melodia usada hoje na Escócia e no resto do mundo é a mesma escrita por Burns.

Também os escuteiros portugueses a adoptaram como "Canção da Despedida", um hino à Amizade e à Esperança. 

Deixo aqui duas versões
Auld Lang Syne - por Dougie MacLean
Auld Lang Syne - por Sissel, que inclui um poema de Charlotte Anselmo, "New Year's Pray". 

FELIZ ANO NOVO!!!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Auld_Lang_Syne


Fotografia Guardian Liberty Voice 28/12/2013 

20 dezembro 2016

PALAVRAS&Cª NATAL 2016

Saiu no dia 16 de Dezembro, dia da festa de Natal da EPDRAC, o Palavras&Cª de Natal.
Fica aqui para leitura, através deste link:

http://joom.ag/ZlbW


07 dezembro 2016

OLE RØMER E A DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DA LUZ

Ole Rømer foi o astrónomo que determinou a velocidade da luz em 1676, já lá vão 340 anos. Era dinamarquês e trabalhava no Observatório Real em Paris.
Antes já tinham sido feitas várias tenta-tivas para chegar a esse valor, tendo sido Galileu o primeiro a sugerir um método para o fazer. Galileu tentou fazê-lo com base na medição da longitude através da observação dos eclipses das luas de Júpiter, mas não conseguiu chegar a nenhuma conclusão.
Ole Rømer continuou essa investigação, descobrindo que os intervalos de tempo entre os eclipses diminuíam à medida que a Terra se aproximava de Júpiter, e aumentavam assim que a Terra se afastava. O astrónomo concluiu então que a diferença estava na velocidade da luz.
A Google fez  um doodle para o homenagear.

Fonte: http://observador.pt/2016/12/07/sabe-quem-e-ole-romer-veja-o-doodle-da-google/


17 novembro 2016

DIA DO NÃO FUMADOR

O Dia do não fumador foi assinalado na EPDRAC através de um trabalho em que participaram os alunos do 9ºA, Helena Madeira, Sofia Moura, Pedro Moisés, Francisco Carvão, Cláudio Bragança, Daniel Mileu e Dylan Almeida e as professoras Vera Lacão, Rosário Dias e Cristina Nunes, de Português, de Ciências Naturais e de História e Geografia. 
Os alunos pesquisaram as regras e os malefícios do tabaco e aplicaram o que aprenderam na construção dos slogans, que depois transpuseram para os cartazes aqui publicados.


Ficaram muito expressivos, passando de forma eficaz a mensagem sobre os perigos associados ao consumo de tabaco.

Semana da Leitura - 18 e 22 de março

10ºA/TGE