Jornal da Escola (clica no link abaixo)
Objetivos
- Desenvolver as competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras.
- Fazer do uso do livro, da leitura orientada e da escrita uma rotina diária/semanal em sala de aula.
- Promover a literacia literária como instrumento para a fruição de textos gradativamente mais extensos e complexos, que garantam o gosto de ler.
Descrição
- Fomento da leitura orientada em sala de aula, com produção e disponibilização de materiais de apoio.
- Realização, nas salas de aula, de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita, já que as aulas são as situações em que todos os alunos participam e que criam oportunidades para que descubram o que os livros contêm e o prazer que podem dar.
Benefícios e Impactos
- Aumento da compreensão de textos escritos, mediante treino continuado da leitura em sala de aula.
- Aumento do desejo e do prazer de ler através do incentivo pelos professores – leitura a par, em voz alta, etc.
- Conhecimento de obras variadas, atraentes e acessíveis, desde logo as recomendadas no catálogo dos Livros PNL, e outras obras disponibilizadas nas bibliotecas escolares e municipais.
Medidas
- Utilização de conjuntos de vários exemplares da mesma obra, de modo a que cada par de alunos possa dispor de um mesmo livro para leitura orientada na sala de aula.
- Disponibilização de obras variadas e adequadas aos níveis de leitura dos alunos, escolhidas e trabalhadas pelos professores das turmas, em colaboração com os professores bibliotecários/bibliotecários municipais e com os alunos.
- Apoio da RBE às escolas na/no:
- Seleção e aquisição dos conjuntos de livros para a leitura em sala de aula;
- Planeamento, organização e gestão em rede da circulação dos conjuntos de livros;
- Troca de informação e de experiências sobre a utilização dos conjuntos de livros;
- Dinamização de iniciativas pelas bibliotecas escolares, associadas à mediação da leitura em sala de aula – Projeto Ler com a biblioteca (lançamento a partir de julho de 2021);
- Incentivo à participação e colaboração das bibliotecas públicas e outras organizações nas atividades de leitura orientada.
Iniciativas levadas a cabo pela EPDRAC
Livro´à mão
Aumento do fundo documental
Orientação de Ana Teixeira (psicóloga), Beatriz Pinto (mediadora) e Rosa Nunes (educação especial) e dos professores Inês Beirão, Helena Sancho, Sandra Ferreira, Vítor Pinheiro (300) e Sérgio Mendes (400)
Atividade desenvolvida ao longo de todo o ano
- Sugestões para o desenvolvimento de PAPs
Lusitano Cavalo Ancestral do Sudoeste da Europa - coudelarias de Portugal
O Mel - Produção, tecnologia, comercialização
Tempo para ler e para pensar
Jornal Palavras&Cª
Orientação dos professores Filipa Reisinho(400), Inês Beirão, Olena Afonso (330), Sérgio Mendes (400), Filipe (620), Ana Teixeira (Psicóloga) e Beatriz Pinto (Mediadora)
Atividade desenvolvida ao longo do ano
Participação no concurso literário "Ética na Vida e no Desporto"
Orientação: professores Fernanda Veiga (300) e Sérgio Mendes (400)
Atividade desenvolvida durante o 2º Período
- Texto de apoio
Sugestão de Leitura - O caçador de sonhos
Pistas diferentes, a mesma meta - texto apresentado em 2017 - 3º lugar
- Produtos finais
O legado de Coubertin - Texto de Mª Carolina Gonçalves
A jovem promessa - Texto de Francisco Borralho
A dupla face de Marília - Texto de Laura Pinto
O jogo, uma Dádiva de Deus - Texto de Rui Silva
Participação no concurso "Isto também é comigo"
Orientação: professores Fernanda Veiga (300) e Sérgio Mendes (400)
Atividade desenvolvida ao longo do 1º e 2º períodos.
- Notícias gerais
- Produtos Finais
A (falta de) Educação Sexual … artigo de opinião de Laura Pinto
A lei dos nudes, uma dupla vitória - artigo de opinião de Ana Rodrigues
A água que vai escasseando - artigo de opinião de Bárbara Calá
Da exigência no topo ao respeito da base... - artigo de opinião de Guilherme Cabaço
Os números e os rostos da classe docente - artigo de opinião de Rui Cardoso
Equipas de Leitura
Eugénio de Andrade celebrado durante a Semana da Leitura
Orientação: professores Alexandre Gonçalves (300) e Sérgio Mendes (400)
Atividade desenvolvida durante o 2º período
- Produtos Finais
"Desde a aurora", declamado por Beatriz Camboias
"Há dias", declamado por Maria Fernandes
"Última canção" declamado por Gerson Pinto
"Como se houvesse uma tempestade", declamado por Tiago Paliotes
"Urgentemente" declamado por Leonor Lima
"Ó noite, porque hás de vir sempre molhada!", declamado por Margarida Matias e Henrique Burguete
"A sílaba", declamado por Carlos Fernandes
"O silêncio", declamado por Carolina Santos
EPDRAC dinamiza a Semana da Ciência - 14 a 21 de março
Orientação: professores Nuno Miguel (500) Maria Cristina (510), Lucrécia (520) e Sérgio Mendes (400)
Atividade desenvolvida durante o 2º período
Biblioteca Escolar homenageia as mulheres da EPDRAC
Orientação: Sérgio Mendes (professor) e Beatriz Pinto (mediadora)
Atividade desenvolvida durante o 2º período
Biblioteca Escolar homenageia mulheres da EPDRAC
Biblioteca Escolar celebra o centenário de José Saramago
Orientação: Sérgio Mendes (professor)
Atividade desenvolvida durante o 1º período
A EPDRAC celebra centenário do nascimento de Saramago