03 maio 2017

Efemérides em Maio - 1

Maio é um mês cheio de comemorações.

Até hoje, dia 3, já se registaram o Dia do Trabalhador no dia 1, o Dia Mundial da Asma e o dia de Santa Mafalda no dia 2 e hoje, dia 3, comemora-se o Dia do Sol, o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, o Dia de São Filipe e o Dia da Invenção da Santa Cruz; o Dia Internacional do Bombeiro e Dia de São Floriano (padroeiro dos bombeiros), a 4.
Vamos, ao longo deste mês, aqui deixar alguns apontamentos sobre as comemorações mais significativas.

Dia do Trabalhador

A história do Dia do Trabalhador remonta a 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.
A opinião pública repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais, e em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.
Já em 1890, os trabalhadores americanos viram a jornada de trabalho diária ser reduzida para oito horas. Nos Estados Unidos o Dia do Trabalhador celebra-se na primeira segunda-feira de setembro.

O Dia do Sol 
O Dia do Sol foi criado no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Ambiente. A data visa alertar para os benefícios do sol e salientar o papel desta importante fonte de energia para o funcionamento dos ecossistemas da Terra
A exposição ao sol pode causar danos à saúde humana, aconselhando-se o uso de protetor solar na pele, assim como o uso de óculos de sol e de chapéu.

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa 
Este Dia Internacional da Liberdade de Imprensa tem como objetivos:
  • ·         promover os princípios fundamentais da liberdade de imprensa;
  • ·         combater os ataques feitos aos media e impedir as violações à liberdade de imprensa;
  • ·      lembrar os jornalistas que são vítimas de ataques, capturados, torturados ou a quem são impostas limitações no exercer da sua profissão;
  • ·       prestar homenagem a todos os profissionais que faleceram vítimas de ataques terroristas ou que foram assassinados por organizações terroristas.

Dia Internacional do Bombeiro
A data foi estabelecida em 1999, após uma intensa circulação de emails pelo mundo gerada pela trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália.
Em sinal de respeito e de tributo aos bombeiros falecidos, soam-se alarmes de incêndio por 30 segundos, ao meio-dia do primeiro domingo de maio, seguindo-se um minuto de silêncio.



Semana da Leitura - 18 e 22 de março

  10ºA/TGE